Acessibilidade

A + A A -
Sexta-feira, 31 de Julho de 2020 18:56

Centro Municipal de Testagem será transferido para o Ginásio Municipal e dobrará equipe e capacidade de testagem


A partir da próxima segunda-feira, 3 de agosto, o Centro de Testagem Municipal (CTM) passará a funcionar no ginásio Celso Morbach, no largo Rui Porto. A transferência faz parte da estratégia de enfrentamento da pandemia a partir da ampliação da testagem de acordo com os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias.

 

O novo local possibilitará um acréscimo de 100% na média de testagens do novo coronavírus, que passará de 200 para 400 por dia, pois o número de atendentes será dobrado, passando de cinco para dez. Atualmente, os testes são realizadas na antiga sede da Unisinos.
 

Para poder contratar mais profissionais, a Secretaria da Saúde (Semsad) entrou com um pedido junto ao Ministério da Saúde. “Esse esforço mostra que nos preparamos para o enfrentamento da pandemia, atendendo as necessidades de saúde da população”, explicou o secretário Ricardo Charão. Com a habilitação concedida pelo governo federal, a Semsad passa a receber R$ 80 mil mensais para custeio. “Temos uma preocupação com a sustentabilidade das ações. A habilitação temporária do CTM permite economizar recursos do município que podem ser investidos em outras áreas”, ressaltou.


Para o prefeito Ary Vanazzi, que se recupera da Covid, “a troca do CTM para o Ginásio dá a dimensão da importância da testagem, que foi desde o início a nossa aposta, e do diagnóstico como forma de tomar as medidas e formular as políticas que foram adotadas no cuidado da nossa população, agora com equipe ampliada, faremos mais testes e vamos reforçar ainda mais essa estratégia.”
 

Melhor espaço físico
O ginásio municipal foi escolhido por oferecer maior área física e, por consequência, facilitar o distanciamento de profissionais e usuários. Além disso, fica na região central da cidade e na mesma estrutura que comporta a farmácia estadual e municipal. “É um local de fácil acesso e que já presta serviços na área de saúde em suas dependências”, complementa Charão. Beirando a marca de 10 mil testes aplicados, São Leopoldo é uma das cidades que mais realiza testes, realizando proporcionalmente quase cinco vezes mais que a média nacional.


Todos as coletas e diagnósticos são realizadas mediante agendamento. Portanto, o usuário com sintomas gripais deve seguir procurando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Saúde Feitoria, Upa Zona Norte ou Hospital Centenário.

 

[Foto: Thales Ferreira | Texto: Romeu Finato. Mtb 12.042 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h