Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 16:44

Alunos da rede municipal terão acesso à tecnologia com kits de robótica


A Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo vai entregar 400 kits de robótica para escolas de ensino fundamental. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 13 de agosto, na live do Programa Diálogos Com a Rede, que teve como tema “Robótica e Inventividade como Estratégia para a Escola Pública de Qualidade”. As escolas receberão o material na volta às aulas presenciais, que estão temporariamente suspensas devido à Pandemia de Covid-19.

De acordo com a chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), professora Lisiane Moraes, a Smed trabalha com a ideia de robótica livre para que a resolução de problemas do cotidiano com criatividade e interatividade presentes no processo de aprendizagem. “A ideia da robótica livre, dentro da sala de aula, é fazer com que os alunos tenham a habilidade de resolver os problemas do cotidiano da comunidade”, explicou a professora. A compra dos kits para as EMEFs estava no planejamento para 2020, dentro do Programa Dedicação, como também a formação dos professores para trabalhar o material em sala de aula.

“O processo de tecnologia dentro da educação é um trabalho extraordinário realizado na nossa rede. O maior exemplo desse trabalho são os projetos apresentados na Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic)”, enfatizou o prefeito Ary Vanazzi durante a transmissão. A atividade contou com a participação do Secretário de Educação, Ricardo Fernandes da Luz, e do representante da empresa Mobkits, Wagner Prates, que apresentou o protótipo que será entregue às escolas. O Mobkits surgiu da união de alguns engenheiros que se mobilizaram em busca de soluções para Educação. O kit de robótica foi criado para possibilitar que alunos tenham acesso à tecnologia. “A ideia é fazer um kit de fácil acesso, que fosse popular e que qualquer aluno tenha capacidade de manusear, montar e entender como funciona a tecnologia”, explicou Wagner.

Serão 27 EMEFS que receberão os kits nesta primeira etapa: Arthur Ostermann; Barão do Rio Branco; Castro Alves; Clodomir Vianna Moog; Dr. Jorge Germano Sperb; Dr. Osvaldo Aranha; Dr. Paulo da Silva Couto; Edgard Coelho; Franz Louis Weinmann; General Mario Fonseca; Henrique Maximiliano Coelho Neto; João Belchior Marques Goulart; Maria Edila da Silva Schmidt; Maria Emilia de Paula; Olímpio Vianna Albrecht; Padre Orestes João Stragliotto; Paul Harris; Paulo Beck; Prof. João Carlos von Hohendorff; Prof. José Grimberg; Profa. Dilza Flores Albrecht, Profa. Maria Gusmão Britto; Profa. Otília Carvalho Rieth; Santa Marta; Senador Alberto Pasqualini; Tancredo Neves; e Zaira Hauschild. Serão contempladas na segunda etapa as demais oito escolas do ensino fundamental.

Também participaram da transmissão o Diretor da EMEF José Grimberg, Prof. Joel de Almeida Nunes, da Diretora da EMEF João Carlos von Hohendorff, Profa. Carla Cristina Rodrigues Soares da Silva, do Diretor da EMEF Coelho Neto, Prof. José Walter da Rosa Melo e da Professora de Robótica, Rosemary Rosa Rodrigues.

 

[Texto: Jornalista Monique Marcolin. Mtb 12.741 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h