Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 17:34

Laboratório Municipal recebe aprovação em programa de controle de qualidade

Foto: Thales Ferreira


Referência estadual em exames de carga viral de HIV e exames de tuberculose, o Laboratório Municipal de São Leopoldo recebeu novamente o certificado de aprovação no Programa de Controle Externo, conferido pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Isso porque o laboratório cumpriu todos os requisitos exigidos pelo Programa Nacional de Tuberculose, Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) e Manual Nacional de Vigilância Laboratorial da Tuberculose e outras Microbactérias.


A biomédica e coordenadora do Laboratório Municipal, Solange Biegelmayer, lembra que o local funciona desde 2015 e foi habilitado pelo Ministério da Saúde no final de 2018. “Nos últimos anos sempre fomos aprovados com excelência pelas avaliações feitas pelo ministério”, destacou.


Com a pandemia do novo coronavírus, o Laboratório Municipal foi habilitado para realizar testes RT-PCR, que detecta o vírus pela análise da secreção. “A ideia inicial era testar ainda mais, mas por falta de insumos do Ministério da Saúde, limitamos a 96 testes semanais. Paralelamente seguimos fazendo os exames de CD4 e carga viral do HIV para São Leopoldo e demais municípios do Vale do Sinos dos quais somos referências”, salientou.


O laboratório situa-se junto ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na rua Osvaldo Aranha, região central da cidade.


[Foto: Thales Ferreira | Texto: Romeu Finato. Mtb 12.042 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h