Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 18:46

Rede de Ação Solidária contempla mais de 250 famílias com alimentos em parceria com paróquias da cida


“A ação está sendo muito importante e está ajudando muita gente, além de vir em uma boa hora. Que isso possa prosseguir auxiliando as famílias que necessitam” afirmou a moradora do bairro Vicentina, Elisabete da Silva Lucas. Ela e outras pessoas foram até seis paróquias da cidade no decorrer desta quinta-feira, dia 13 de agosto, para receber os kits de alimentação da Rede de Ação Solidária.

 

Padre Flávio Corrêa de Lima, Pároco da Paróquia Santo Inácio de Loyola, destaca que a rede de atendimento emergencial está fazendo a diferença na região nordeste da cidade. “As entregas ocorreram hoje na Comunidade Cristo Operário, que pertence à paróquia. Deu tudo certo. As pessoas estavam no horário combinado e a equipe também chegou no horário marcado, não houve nenhum transtorno e aglomeração. Com certeza a carência alimentar seria muito maior sem essa ajuda via escola, igreja, associação de moradores, AMMEP e rede de ação solidária. Agradecemos a parceria” disse.

 

Letícia Muniz, secretária de Desenvolvimento Social, ressalta a importância das parcerias com a sociedade civil. “As parcerias com associações de bairro, igrejas e lideranças comunitárias têm sido essenciais, uma vez que eles estão inseridos dentro das comunidades, conhecem as pessoas que necessitam de apoio e com isso, o alcance da rede se torna maior. Temos a garantia de que os alimentos chegam até aqueles que realmente precisam deles”, afirma a secretária. Nos locais de entrega, é organizada uma fila, que segue a risca as orientações de distanciamento social e é monitorada por um integrante da equipe, que também oferece álcool em gel para os que aguardam sua vez.

 

Foram entregues 257 cestas básicas contendo arroz, feijão, café, leite em pó, óleo de cozinha, farinha de trigo, massa e bolacha maria. As paróquias que receberam a rede foram a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, Paróquia São João Batista, Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Paróquia São Jorge.

 

A Rede de Ação Solidária é uma ação colaborativa entre Governo Municipal e a sociedade civil, onde participam 82 entidades, além das Secretarias Geral de Governo (SGG), Desenvolvimento Social (SDS) e Direitos Humanos (SEDHU). Neste conjunto de entidades parceiras estão associações de moradores, cooperativas habitacionais, paróquias católicas, igrejas evangélicas, casas de religiões afro, escolas de samba, entidades assistenciais, entidades culturais, sindicatos, grupos de ação solidária, movimentos sociais, grupos de terceira idade, times de futebol amador, entre outros.

 

Rede de Ação Solidária segue recebendo doações
Quem quiser contribuir com doações para pessoas em situação de vulnerabilidade pode ir ao Ginásio Celso Morbach, sala 2, onde há uma equipe de plantão. O Ginásio fica localizado na Avenida Dom João Becker, e o horário de recebimento é das 10 h às 17 h, de segunda a sexta-feira.

A rede fortalece e íntegra as ações de solidariedade coordenada pelo poder público municipal junto aos demais setores da sociedade.

Doações também podem ser realizadas em recursos financeiros pela conta específica do Fundo Municipal Emergencial Covid-19.

Fundo Emergencial Covid-19
-Caixa Econômica Federal
- Ag: 0511
- Operação: 006
- Conta Corrente: 45-8
- CNPJ: 89.814.693/0001-60
- PM São Leopoldo

Para mais informações, acesse o link: https://bit.ly/2KJRZNs


[Texto: Sabrina Nascimento - estagiária da SDS | Jornalista Responsável: José Luís Zasso. Mtb 17.341 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h