Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 19:18

5ª Confemas terá novas atividades integradas à programação


A 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Confemas) terá a programação ampliada. Devido a problemas técnicos do evento que ocorreria nesta quarta-feira, 12 de agosto, foi definida a inclusão de novas atividades até a realização da segunda parte da plenária. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini, a decisão de manter a Conferência aberta tem o objetivo de assegurar a ampla participação social nas definições da conferência. A previsão é de que a plenária deliberativa deva ser realizada dentro de 30 dias. Já foram previstas algumas lives e atividade conjunta com o Fórum Henrique Prieto para integrarem a Confemas.

“A Confemas é um marco para luta ambiental. Quando o governo federal quer liquidar com a participação popular, extinguindo mais de 20 conselhos, e reduzindo a representatividade da sociedade civil e das prefeituras no Conselho Nacional do Meio Ambiente, aqui no município estamos reforçando os espaços democráticos”, destacou Zanini.

Na plenária realizada nesta quarta-feira, foram apresentadas as proposições trazidas pela comunidade durante as pré-conferências, realizadas de 23 a 31 de julho. As propostas dizem respeito a ações nos arroios, educação ambiental, proteção das áreas verdes, moções, entre outras. O conteúdo relacionado à Confemas está disponível no portal da Prefeitura.

A realização da conferência foi dedicada ao legado de Henrique Luiz Roessler e homenageia os ambientalistas professor Eugênio Hackbart, o engenheiro Dieter Wartchow e o guarda civil municipal de São Leopoldo, Ipson Pavani.

A 5ª Confemas tem como temática “A Gestão Socioambiental Global e Participativa de São Leopoldo – uma contribuição para o meio ambiente do Brasil” e traz para a discussão a situação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). O processo da Conferência está voltado para a atualização dos programas socioambientais do Plano Municipal de Gestão Ambiental (Plangea) e fortalecimento do Sisnama. Assim como faz o balanço e busca traçar as perspectivas da gestão socioambiental e participativa de São Leopoldo. A Confemas também vai ratificar os dez projetos estratégicos em desenvolvimento no município e o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A Conferência vem apresentar propostas inovadoras para a preservação do meio ambiente em nossa cidade, em especial o cuidado com o rio, com os diques e com os parques ambientais. Sobretudo, a conferência consolida os projetos socioambientais que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura de São Leopoldo desde 2005”, afirmou Zanini.

Toda a programação da Confemas foi organizada em formato online devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda estão integradas à programação as lives de lançamento do processo participativo de revisão do Plano Municipal da Mata Atlântica e sobre a atualização das atribuições e denominação do OGEA como Observatório de Educação e Gestão Ambiental (OGEA) conforme prevê o projeto da nova Lei das Águas.

Próximas lives temáticas da 5ª Confemas:
Dia 14/08, às 19h- Agentes Ambientais Comunitários de São Leopoldo no facebook do Órgão Gestor de Educação Ambiental (OGEA): https://web.facebook.com/ogeasaoleopoldo
Dia 18/08- 8 anos do Museu do Rio dos Sinos (canal ainda será divulgado)

 

[Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299 | Scom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 9h às 14h