Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 16 de Março de 2017 09:52

Núcleo de Justiça Comunitária volta a atender a comunidade

Serviço é gratuito e funciona às quartas-feiras

NJC Foto: Charles Dias NJC

O Núcleo de Justiça Comunitária (NJC) de São Leopoldo voltou a atender o público nesta quarta-feira, 15 de março. O espaço funciona no chalé junto ao Ginásio Celso Morbach (Avenida Dom João Becker -Centro). No local, são oferecidos serviços de mediação de conflitos, orientação psicológica, de serviço social e jurídicos, todos disponibilizados gratuitamente. O trabalho de mediação de conflitos propõe a prevenção à violência com base no diálogo. Entre 2014 e 2016 foram 3.977 atendimentos com a resolução pacífica de conflitos.

O prefeito Ary Vanazzi esteve no local para parabenizar a equipe do NJC. Disse que este governo dá muita importância a este tipo de serviço. “Promover um processo de diálogo e escuta diminui os atos violentos. Temos interesse em ampliar a rede através de uma política transversal com todos órgãos da Prefeitura para evitarmos situações de conflito que possam gerar brigas, ou até mesmo, atentados contra a vida de outras pessoas. Estaremos juntos para instituir uma cultura de paz na nossa comunidade”, afirmou.

Para o secretário de Segurança e Defesa Comunitária, Carlos Sant’Ana, é preciso radicalizar a cidadania. “O alto número de atendimentos em um período de dois anos demonstra que este projeto é bem-sucedido no seu objetivo, que é resolver pacificamente situações de conflitos. Projetos como esse são simbólicos para reduzir a violência”, destacou o secretário.

A psicóloga e mediadora Denise Machado, uma das profissionais que compõem a equipe NJC, avaliou o trabalho. “Temos uma experiência muito válida e exitosa no sentido de criar a consciência do diálogo sem que seja levado ao Poder Judiciário. A comunicação é a base para criarmos vínculos e a confiança necessária para evitar situações de conflito”, explicou Denise.

O objetivo do NJC consiste em disseminar uma cultura de paz através do diálogo, promover a democratização do acesso à justiça e a autonomia do cidadão no tratamento dos próprios conflitos. O NJC é uma ação integrante do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Comunitária (SESDEC) e a Associação Desatando Nós e Criando Laços.

[Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14433 | Decom/PMSL]

Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h