Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 20 16:58

Reunião discute forma de abordagem a pessoas em situação de rua atendidas em Albergues

Sesdec Centro Pop Foto: Foto: Rodrigo Machad Sesdec Centro Pop
A secretária-adjunta de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Sesdec), Alneura Provenzi; o diretor-geral adjunto da Guarda Civil Municipal (GCM), Pedro Gimenez e o secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Rodrigo Castilhos visitaram o Centro Pop e o Albergue Municipal Bom Pastor, nesta terça-feira, 18 de abril. Em reunião com a diretora do Centro Pop, Gislaine Dornelles, discutiram sobre o direcionamento de ações conjuntas entre a Guarda Municipal e as equipes de trabalho que atendem os usuários dos dois locais.
 
De acordo com Gislaine Dornelles, a reunião foi um pedido dos próprios usuários. “Pessoas em situação de rua sofrem muito preconceito por parte da sociedade. A realidade vivenciada por essas pessoas é de hostilidade e violência. Às vezes, precisamos do auxílio da GCM para resolver situações pontuais de conflitos e queremos a garantia da manutenção da integridade física das pessoas atendidas por nós”, relatou a diretora do Centro POP.
 
A secretária-adjunta de Sesdec, Alneura Provenzi, afirmou que este governo não tem como prática a truculência e o uso abusivo da força por parte da Guarda Municipal. “Entendemos que pessoas em situação de rua precisam de políticas transversais que envolvam saúde, assistência social e segurança pública. Qualquer caso de abuso de autoridade deve ser relatado imediatamente”, disse Alneura.
 
No Centro Pop, a recepção aos usuários e usuárias ocorre das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. É oferecido, além de café da manhã e almoço, oficinas de artesanato, aulas de informática, atividades físicas, atividades em grupo falando sobre temas como saúde e família e auxílio na confecção de documentos. O local tem disponibilidade para atender 30 pessoas por turno (manhã e tarde).
 
Albergue Municipal Bom Pastor
O Albergue Municipal funciona das 19h às 7h, não permitindo que ninguém passe o dia no local. O serviço oferecido para eles é de banho, alimentação e dormitório, mas para isso, os usuários precisam antes passar por uma triagem onde são retirados deles objetos que tragam algum tipo de risco para quem estiver na casa. São 36 vagas para homens e 6 vagas para mulheres. Os dois abrigos ficam localizados na avenida Caxias do Sul, 194, bairro Rio dos Sinos.
 
[Foto: Rodrigo Machado | Jornalista: Rodrigo Machado MTb 14.433 | Decom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h