Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 20 18:15 Gestão e Governo

Grupo apresenta alternativas para a Rua Grande

Desobstrução das calçadas foi apontada como prioridade

Rua Grande Foto: Foto: Charles Dias Rua Grande
O Grupo de Trabalho (GT) formado para elaborar o plano de revitalização da rua Independência se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 20 de abril, na Prefeitura. A ideia é tornar a Rua Grande, referência de espaço democrático, dinamismo econômico e valorização cultural.

Coordenados pelo secretário de Gestão e Governo, Marcel Frison, os representantes das diversas secretarias apontaram a necessidade de liberar o passeio público como a maior urgência no momento. “Todos nós temos preocupações sociais com os imigrantes, mas do jeito que está não pode ficar. Calçada ocupada é ruim para a mobilidade, para estética e trata-se de uma competição desleal com os lojistas”, ressaltou.

A primeira medida é ter amparo jurídico para a fiscalização, tarefa que será exercida em parceria pela Procuradoria-geral do Município e pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, a Sedetec. A procuradora Angelita Belleza apontou o Ministério Público (MP) como possível aliado. “O MP, assim como o governo municipal, demonstra preocupação com assuntos relativos à mobilidade, acessibilidade, cultura e comércio”, destacou. O titular da Sedetec, Olimar de Queiroz, afirmou que possui em mãos o cadastro tanto dos imigrantes quanto dos ambulantes. “O primeiro passo é mapear a situação. Na rua Grande temos 22 senegaleses e mais de 50 ambulantes”.

Na sequência dos encontros, a atenção se voltará para a questão da drenagem, envolvendo Semae, Meio Ambiente e Secretaria de Obras. O Plano Diretor da Rua Independência abrange a fiscalização do comércio formal e informal, projeto de urbanização e paisagismo, mobilidade e acessibilidade, medidas de segurança, despoluição visual, recuperação do patrimônio histórico e cultural e projetos de drenagem e saneamento.

[Jornalista Romeu Finato - MTB 12042 | Decom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h