Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 20 18:46 Gabinete do Prefeito

Prefeito Vanazzi formaliza, em Madri, ingresso de São Leopoldo na Rede CGLU

Vasconcellos, Emilia e Vanazzi Foto: Divulgação Decom Vasconcellos, Emilia e Vanazzi
Em reunião na tarde desta quinta-feira, 20 de abril, com Emilia Saiz, secretaria executiva da CGLU – Cidade e Governo Locais Unidos – o prefeito Ary Vanazzi, acompanhado do assessor Pedro Vasconcellos, formalizou o ingresso de São Leopoldo nesta organização mundial. De acordo com o prefeito, São Leopoldo tem uma história recente de forte presença internacional: “Seja pelo esforço da área pública em buscar relações e parcerias, seja pelas universidades e empresas que têm fortes relações internacionais ou vieram de outros países para a nossa cidade”.
Vanazzi lembrou que o foco da atuação internacional pública da cidade, no período de 2005 a 2012, foi latino-americano, na Rede Mercocidades e na Rede FALP – ambas com mais presença na América Latina – também com a China. “Agora estamos ampliando o espectro de atuação para jogar um papel de atores latino-americanos na arena global das cidades”, explica o prefeito. 
Para Pedro Vasconcellos, o ingresso na CGLU permitirá que a cidade de São Leopoldo estabeleça presença em fóruns da ONU e amplie as relações com Europa, Ásia e África. “Vamos liderar muitas iniciativas na América Latina dentro dos fóruns mundiais, como a pauta do Direito à Cidade e Habitação”, antecipa Vasconcellos.
NA TRIBUNA – Na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi foi um dos painelistas na “Mesa ‘Violência Juvenil e Intimidação”, no Centro de Convenções La Nave, em Madri, onde ocorre o Fórum Mundial sobre as Violências Urbanas e Educação para a Convivência e a Paz. Houve apresentação de experiências de cidades de diferentes continentes para enfrentar a violência juvenil e o bullying.
Também foram apresentadas experiências de mediação de conflitos e de educação inclusiva. A fala do prefeito de São Leopoldo teve repercussão importante porque apontou a necessidade de se construir uma articulação entre educação cidadã, fortalecimento do espaço público e fortalecimento dos valores humanos para se combater o ódio e a intolerância – que crescem no Brasil e ao redor do mundo.
ÚLTIMA AGENDA E VOLTA AO BRASIL NESTA SEXTA
Na sexta-feira, 21 de abril, Ary Vanazzi participa do painel sobre Violência por Desigualdade e Espaço Público. Em seguida, acompanhado de Pedro Vasconcellos, tem reunião-almoço com os membros da ONU-HABITAT. O voo do prefeito de São Leopoldo de volta ao Brasil deve sair à noite de Madri.
 
[Departamento de Comunicação da Prefeitura | Decom | Com informações do assessor Pedro Vasconcellos, que acompanha o prefeito na missão em Madri.]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 3592.8811
Horário de atendimento: 10h às 16h