Acessibilidade

A + A A -
Quinta-feira, 18 de Maio de 2017 17:53 Educação

Autorizado início da obra na EMEF Irmão Weibert

Obra Irmão Weibert Foto: Foto: Charles Dias Obra Irmão Weibert
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, autorizou o início das obras de ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert, na última quarta-feira (17). A assinatura ocorreu na escola, com a presença da diretora, Liane Menegon da Cruz, dos secretários municipais Oneide Bobsin (Educação), Marcel Frison (Gestão e Governo) e Janaína Fernandes (Orçamento Participativo) e da representante da empresa que executará a obra – Portotec Construtora Eireli- EPP, engenheira Fernanda Linde. A presidente do Círculo de Pais e Mestres, Simone Barbosa Mayká, os vereadores Ana Affonso e Dudu Moraes, pais, mães e estudantes acompanharam o ato.

Liane Cruz ressaltou que a obra é uma demanda antiga da comunidade que foi aprovada no Orçamento Participativo de 2008, prevendo a instalação de novas salas de aula para anos finais do ensino fundamental.

Vanazzi lembrou que inúmeras escolas estão com problemas. “A rede municipal carece de investimentos devido às perdas dos últimos quatro anos. Precisamos discutir as necessidades dentro de um planejamento com visão geral da educação no município”, afirmou.

O secretário de Educação destacou que as tratativas iniciaram em janeiro para retomar a obra e falou sobre a dificuldade de investimentos. “Os recursos do governo federal para todas as obras vêm pingados”, disse.

O secretário Marcel Frison destacou que a obra teve início em novembro de 2016 e no mês de dezembro o empenho foi cancelado pela gestão municipal. “Assumimos a responsabilidade desta obra em respeito à participação e luta desta comunidade. A educação é uma prioridade da nossa gestão”, destacou Frison.
 
Sobre a obra
A ordem de início contempla a primeira etapa da obra de execução e implantação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Weibert. Atualmente a escola atende 602 alunos até o 7° ano do ensino fundamental. 
A obra completa de ampliação prevê três etapas.  Na primeira, serão construídas dez novas salas de aula, com banheiro acessível, em área desocupada. O prédio será totalmente térreo para facilitar a acessibilidade. De acordo com o Departamento de Edificações e Projetos, a construção vai valorizar a ventilação e a iluminação natural para economia de gastos e de recursos naturais. O prazo de conclusão da primeira etapa é de 18 meses, num investimento de R$ 1,462 milhão. Ao final da obra, a meta é oferecer o ensino fundamental completo (do 1º ao 9º ano).

[Jornalista: Vanessa Bueno - MTB 11.299 - Decom/PMSL]
 
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h