Acessibilidade

A + A A -
Sexta-feira, 19 16:06 Saúde

Saúde da mulher é tema de conferência neste sábado

Saúde da Mulher Foto: Arte Decom Saúde da Mulher
São Leopoldo realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres neste sábado, 20 de maio, a partir das 8h, no Auditório do prédio H (Rosa), Faculdades EST (rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho). O evento é aberto para a participação da comunidade e tem como tema “Saúde da Mulher- Desafios para a Integralidade com Equidade”.
 
A 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria de Saúde, e do Conselho Municipal de Saúde. Também participam da organização as secretarias municipais de Políticas para Mulheres (Sepom), Educação (Smed), Orçamento Participativo (OP), Direitos Humanos (SDHU), Desenvolvimento Social (Sedes) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
 
De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Bernardo, a conferência é a segunda em âmbito nacional e a primeira no município. “Este momento é estratégico para discutirmos a saúde da mulher na sua completude, visto os desafios da atenção básica, de média e de alta complexidade. É preciso pensar no todo de maneira descentralizada para que se possa investir cada vez mais na prevenção”, disse.  A discussão com o governo e a sociedade civil, segundo Bernardo, vai trazer subsídios para construção do Plano Municipal de Saúde até novembro de 2017, para planejar investimentos para os próximos quatro anos.
“O trabalho preventivo é importante, pois vai evitar o agravante das doenças. Se tem o diagnóstico precoce conseguimos que a mulher tenha mais resolutividade”, afirmou o secretário de Saúde.
 
A conferência ocorre em dois turnos para discussão do tema e dos eixos temáticos: Situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que leva ao seu adoecimento; Políticas públicas para as mulheres e a participação social; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres e o Papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na cidade e na saúde das mulheres.
 
Sobre a Conferência
Esta é a etapa municipal da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (1ª CESMu/RS), que será realizada de 9 a 11 de junho de 2017, em Porto Alegre e tem como objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador Nacional, no Documento Orientador Estadual e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de âmbito municipal e regional.
 
A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986, e após 30 anos retoma as discussões e reúne as mulheres para pensar a política nacional de saúde. O Conselho Nacional de Saúde convocou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, por meio da portaria nº 1.016 de 2016, prevista para ocorrer nos dias 1º a 4 de agosto. A expectativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.
 
Saúde da Mulher - Desafios para a Integralidade com Equidade
20 de maio
8h às 10h | 13h às 17h
Auditório do prédio H (Rosa), Faculdades EST
Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho – SL
Programação:
8h- Credenciamento e entrega do material
8h30- Plenária de Abertura (mesa com autoridades)
9h- Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST (andré Musskopf e Márcia Blasi)
9h15- Leitura e aprovação do Regulamento da 1ª CMSMu/SL (presidente do CMS)
9h30- Painel de abertura: "Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade"
Palestrantes: Jussara Cony (farmacêutica) e Célia Chaves (farmacêutica e ex-presidente do CE/RS)
10h15- Coffee break
10h30- Grupos de Trabalho nos eixos temáticos
12h- Almoço
13h- Apresentação musical 50 Tons de Preta
13h30- Apresentação e votação das propostas
15h- Coffee break
15h15- Plenária Final
17h- Encerramento

Realização: Prefeitura de São Leopoldo | Secretaria Municipal de Saúde | Conselho Municipal de Saúde
EST - Programa de Gênero e Religião
Comissão Organizadora: SEMAD | CMS | COMDIM | SEPOM| SMED | SEMOP| SEMIS |SEDES
 
Informações: Conselho Municipal de Saúde - (51) - 3568.8763 | conselhodesaude@saoleopoldo.rs.gov.br

[Jornalista: Vanessa Bueno | MTb. 11.299 | Decom/PMSL]
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h