Acessibilidade

A + A A -

Família Acolhedora

Família Acolhedora - oportuniza o acolhimento temporário de crianças em residências de famílias, oportunizando-lhes a convivência em ambiente familiar, bem como atenção individualizada. As crianças são encaminhadas para as famílias cadastradas, após avaliação da equipe de Proteção Social Especial da secretaria, do Conselho Tutelar e do Judiciário, tendo em vista a família ou responsáveis se encontrarem temporariamente impossibilitados de desempenhar a função de cuidado e proteção.  As famílias habilitadas acolhem esta criança com Termo de Guarda Judicial Provisório. Cada família acolhedora receberá uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo mensal por criança acolhida e terá o apoio de uma Equipe Técnica que conta com uma coordenadora, uma psicóloga e uma assistente social que dará suporte para as demandas da família acolhedora, bem como realizará intervenções junto à família de origem da criança a fim de identificar a existência de possibilidades de seu retorno.

 
Critérios para participar do programa:
- Ter mais de 21 anos, respeitando a diferença de ser mais do que 16 anos mais velho do que a criança ou adolescente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
- Inscrever-se na Secretara Municipal de Desenvolvimento Social;
- Realizar entrevista com a Equipe Técnica do programa;
- Apresentar a documentação solicitada;
- Dispor de boa condição física e mental;
- Não ser membro da família extensa da criança;
- Participar das Oficinas de Sensibilização, onde são abordados temas tais como: vínculo afetivo, apego/desapego, limites, responsabilidades etc. 
 
O programa é coordenado pelo Departamento de Programas e Projetos de Alta Complexidade da secretaria. Contato para mais informações: (51) 3568-7176 Ramal 212, com a psicóloga Marilene e com a assistente social Marli.
Editorias
Prefeitura Municipal de São Leopoldo
Av. Dom João Becker, 754. Centro. CEP: 93010-010. Fone: (51) 2200-0201
Horário de atendimento: 10h às 16h