Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Telefone: (51) 2200-0520
Endereço: Rua Lindolfo Collor, 40, Centro – CEP: 93010-080.

Horários:
Museu do Trem aberto ao público para visitação ( antiga estção, carros de passeio e armazém)
Terça- feira à Sexta-feira das 9h às 14h.
Sábado das 13h às 17h.
Portões do Sítio Histórico e Praça  MacGinity aberto
Terça- feira à Sábado das 9h às 17h.

Contato geral:
Museu do Trem: museudotrem@gmail.com

Faça contato:
Agendamento de pesquisa: museudotrem.acervo@gmail.com
Agendamento de grupos e ensaios fotográficos através do e-mail: museudotrem@gmail.com

O Museu do Trem de São Leopoldo/RS (Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul) é o principal equipamento público na temática ferroviária em toda a região sul do Brasil.

Fundado em 26 de novembro de 1976, é responsável pela preservação e cuidado da primeira estação ferroviária construída no estado, possui em suas dependências a salvaguarda de parte do acervo da extinta Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS)/Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).

O acervo da instituição está sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e aos cuidados da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, além do seu Sítio Histórico ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE). Está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, o Sistema Brasileiro de Museus- SBM, no Sistema Estadual de Museus-SEM/RS e no Sistema Integrado Municipal de Museus e Espaços de Memória- SIMMEM.

Missão:
A sua missão é assegurar a dimensão do museu como território de salvaguarda e de difusão da história da ferrovia e da Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFGRS) / Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), exercitando a reflexão dos espaços-tempos vinculados à memória local, regional, estadual e nacional, considerando o emergente e o contemporâneo nas relações e nas práticas de uma museologia social.

Programas:

  • Residência Museu-Escola: parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais e a Secretaria de Educação, acolhendo dentro do espaço do Museu, professores e alunos da rede municipal, para incentivar a pesquisa acadêmica nas áreas de História, Geografia, Artes e demais áreas de interesse;
  • Residência Artística: desenvolvida com artistas que interajam com o museu ao conviver com a rotina do Museu e a partir da pesquisa no acervo possam produzir propostas artísticas e discutir temas diversos;
  • Programa #museudotremLIVE: ação iniciada durante a pandemia da Covid-19, através das redes sociais, que aproxima o público do museu através de debates e oferece programação variada: Ciclo de debates: Museu e Ferrovia; Diálogos na web: Ferrovia e Imigração; etc.
  • Roda de Memória, com a participação da comunidade vizinha, trabalhadores de museu, ferroviários e pesquisadores.

ACERVO

Acervo tridimensional 
O acervo tridimensional do Museu do Trem de São Leopoldo é composto por cerca de 1874 itens. Entre eles locomotivas, carros, vagões, pinça de carregar trilho, lanternas de sinalização. Há, ainda, mobiliário e materiais dos escritórios da administração da Viação Férrea /Rede Ferroviária, incluindo relógios, máquinas de escrever e de calcular, telégrafos, telefones, quepes, bilhetes, carimbadores, máquina fotográfica com negativo de vidro, etc. Somente no sítio histórico são cerca de 30 itens.

Acervo documental 
1738 itens, incluindo atas, ordens de serviço, livros de registro dos funcionários, contracheques, regras de transporte de mercadorias, descrição de uniformes das diferentes funções, mapas, plantas, etc.

Acervo audiovisual
Reúne cerca de 8744 fotografias em papel, 942 negativos de vidro e 106 slides da construção da estrada de ferro em diferentes mídias.

Acervo bibliográfico 
Abrange livros, revistas e periódicos, com publicações estrangeiras e nacionais referentes a assuntos relacionados à ferrovia. Também contempla materiais sobre a imigração alemã e diversos temas pautados à ciência museológica. Atualmente o Museu do Trem conta com 344 itens do acervo bibliográfico.

Equipe:
Alice Bemvenuti - Direção
Cristiane Banda de Moura - Assessoria Técnica Administrativo-Pedagógica
Cinara Isolde Koch Lewinski - Historiógrafa
Marília Pasqualini da Rosa - Serviços Gerais
José Augusto de Carvalho - Auxiliar de Biblioteca
Ana Julia Rocha - Estagiária de Museologia
Cristiane Schiling - Estagiária de História
Karine Jeziorski - Estagiária de Museologia
Luiza Alves - Estagiária de Publicidade e Propaganda

Créditos: Foto: Israel de Lima Miranda


Anexos
Ficha de inscrição da Feira de Trocas Solidárias 31/03/12

de

0