O Jardim Botânico de São Leopoldo está sediado no Parque Imperatriz Leopoldina. O Jardim Botânico, tendo a função de manter e exibir coleções de plantas com interesse para a conservação, aproveita todo o espaço livre no Parque Imperatriz para cumprir com este objetivo.
O projeto do Jardim Botânico encontra-se em fase de planejamento, com algumas iniciativas já implantadas (ver anexo “lista de espécies em cultivo”). O foco principal do Jardim Botânico são as plantas da flora de São Leopoldo e da região da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, abrangendo também o cultivo de plantas de outros estados e mesmo de outros países.
A infraestrutura planejada prevê casas de vegetação, jardins temáticos, passeios e espaço de exposição e eventos.
Tanque construído com geomembrana para cultivo de plantas aquáticas.
Regnellidium diphyllum, uma das espécies aquáticas, Dyckia distachya, uma bromélia típica do Rio Uruguai,
em cultivo; ameaçada de extinção. em cultivo; ameaçada de extinção.
Herbário Municipal João Dutra
Criado para dar suporte técnico ao Jardim Botânico, o Herbário Municipal tem sua sede no Parque Imperatriz Leopoldina, junto dos prédios da administração. O Herbário é uma coleção de plantas secas, organizadas e preservadas junto com suas informações que embasam pesquisas e o conhecimento científico.
O Herbário Municipal João Dutra possui um acervo com cerca de 1.000 plantas, a maioria coletada no próprio Parque Imperatriz e outras áreas naturais de São Leopoldo. Uma biblioteca especializada inclui a Flora Ilustrada Catarinense, uma importante obra que auxilia na identificação das plantas coletadas.
O Herbário é aberto para visitação e consultas, resolvendo eventuais dúvidas de identificação de plantas. Embora o público interessado seja predominantemente acadêmico, alguns munícipes têm procurado o herbário para sanar dúvidas a respeito de plantas comestíveis, condimentares e/ou medicinais. É muito importante que as pessoas saibam o que irão utilizar.
Coleção do Herbário Municipal Amostras de plantas secas e Coleção Flora Ilustrada Catarinense;
João Dutra, no Parque Imperatriz dados geográficos compõem importante obra científica que auxilia na
Leopoldina. o herbário propriamente dito. identificação das plantas do Herbário e
do Jardim Botânico.
Departamento do Jardim Botânico, Unidade de Conservação e Herbário
Endereço: Avenida Imperatriz Leopoldina, n° 900, Bairro Pinheiro
Telefone: (51) 3568-7539
E-mail: jardimbotanico@saoleopoldo.rs.gov.br
Atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Para visitas técnicas ao acervo do Herbário é recomendável fazer agendamento
de
0