Notícias
Mesmo com acumulado de chuva, São Leopoldo não registra maiores transtornos em regiões atingidas durante a enchente de maio
17/06/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Thales Ferreira

As fortes chuvas registradas nas últimas 72h em São Leopoldo não causaram grandes alagamentos nas regiões atingidas pela histórica enchente de maio. Houve apenas pequenos acúmulos temporários de água em ruas e avenidas das regiões Nordeste, Norte e Leste da cidade. A maior preocupação da Defesa Civil do município e da Força-Tarefa que se manteve em prontidão por determinação do prefeito Ary Vanazzi, era se o sistema de drenagem das redes pluviais e bocas de lobo estariam assoreadas pelo tempo em que permaneceram submersas durante o período das chuvas do mês passado. O sistema funcionou bem, escoando os mais de 67mm de chuva registradas pela Telemetria da Agência Nacional das Águas (ANA/CPRM), de sexta (15) até a tarde de domingo (16). O Rio dos Sinos marca 3,34 metros nesta manhã de segunda-feira conforme leitura das 10h15 do Sistema de Telemetria da ANA/CPRM e segue o status de Observação, conforme o Plano de Contingência (Placon).
A Prefeitura de São Leopoldo manteve equipes permanentemente em alerta, monitorando os bairros e reforçou o trabalho de limpeza e recolhimento de resíduos extradomiciliares em pontos considerados críticos da cidade, desde a quarta-feira (12), quando foi emitido o boletim meteorológico, que indicava indícios de um grande acumulado de chuvas, de acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/RS). No domingo, as equipes ultrapassaram a marca de mais de 200 mil toneladas de materiais recolhidos desde o dia 8 de maio. Outras equipes atuaram na desobstrução de bocas de lobo e das galerias pluviais nas partes mais baixas da cidade.
Monitorado pelas equipes do Semae, as cinco Casas de Bombas funcionaram normalmente não havendo intercorrências e sem necessidade de operação plena para dar vazão as águas do Rio dos Sinos. Em reuniões de planejamento das ações na semana passada, o prefeito Vanazzi organizou junto com as secretarias e o Semae o que determina o Placon, caso fosse necessário ser acionado, como alertas de evacuação, transporte de pessoas pela força-tarefa, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro, e na abertura de novos abrigos pela Assistência Social.
Texto: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480
Foto: Thales Ferreira
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0