Utilidade Pública

SÃO LEOPOLDO | Festa celebra reabertura do Museu Visconde no Bicentenário da Imigração Alemã

25/07/2024

Créditos: Thales Ferreira

Fechado desde maio por conta das cheias que atingiram parte do acervo, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo foi reinaugurado nesse dia 25 de julho de 2024, data que marca os 200 anos da Imigração Alemã no Brasil. São Leopoldo é o berço da colonização no país, onde chegaram os primeiros 39 imigrantes em 1824.

A festa reuniu voluntários, frequentadores e autoridades de todo o Estado. Diante da comunidade, o prefeito Ary Vanazzi garantiu que o museu irá se reerguer inspirado na perseverança do povo germânico.

O presidente da Comissão Especial do Bicentenário, Rafael Gessinger, afirmou que o país tem São Leopoldo como o grande farol da imigração.

Participaram do ato a diretora do Museu, Ingrid Marxen, e o cônsul-geral da Alemanha Marc Bogdahn.

Programação

Para marcar a data, a Igreja do Relógio, de Confissão Luterana, realizou um culto especial dedicado ao evento com a participação da Pastora Silvia Bratrice Genz.

Em seguida, junto com a reinauguração do museu, ocorreu a chegada da 4ª Cavalgada da Imigração, que partiu da Lomba Grande até a avenida Dom João Becker.

Sobre o museu

Fundado em 20 de setembro de 1959, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo tem como objetivo salvar do esquecimento, da perda e da destruição, objetos, livros, cartas, jornais, documentos e outros elementos que se referiam à história da imigração e colonização alemãs na região que formava a então Colônia de São Leopoldo, que atualmente abrange os municípios dos Vales do Sinos e Caí. A maior parte dos itens foram salvos dos estragos da enchente, incluindo uma Bíblia de 1765.

Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb 12.042
Foto: Thales Ferreira