Utilidade Pública

Mais uma unidade de saúde atingida pela cheia é reaberta em São Leopoldo

17/09/2024

Créditos: Thales Renato

A manhã ensolarada desta terça-feira, dia 17, marcou a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santos Dumont, uma das mais atingidas pela tragédia climática do mês de maio. A perda foi total e exigiu reforma desde o piso até as instalações elétricas, passando por toda a reestruturação física e de equipamentos.

Presente no ato, o prefeito Ary Vanazzi garantiu que a rua João Koch, que dá acesso ao posto, será asfaltada novamente para facilitar a circulação. Ele citou ainda as melhorias na educação e saúde executadas desde a limpeza da cidade em junho.

Enquanto a unidade esteve interditada pelos efeitos da enchente, os servidores foram realocados nos abrigos, na UBS Brás e, posteriormente, na Associação de Moradores em parceria com o Sesi.

A secretária da Saúde Paula Silva lembrou que servidores concursados ingressaram no serviço público em meio às cheias de maio.

O ponto de vista foi reforçado pela diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Liciane Dresch. A empresa será encarregada de gerir a unidade. Participaram da entrega a secretária-adjunta da Saúde Luise Peter, a diretora de Atenção Básica Simone Veronezi e a diretora de atenção à Saúde da FMS Cristiane Lamberty.

Aporte federal na reabertura de unidades

A tragédia do mês de maio em São Leopoldo atingiu não só a população, mas também 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que, oito delas, de forma total. Para não deixar a população desassistida, a Secretaria da Saúde e Fundação Municipal de Saúde uniram forças: em menos de um mês, reabriram todas as unidades com auxílio de tendas do Sesi e de associação de moradores.

Desde então, um plano de recuperação foi colocado em prática para revitalizar todos os espaços atingidos, com aporte de R$ 21 milhões do Ministério da Saúde. Representante do Ministério da Reconstrução Ana Affonso prestigiou a reabertura da UBS Santos Dumont e sublinhou que os esforços do município e os repasses da União permitiram a reabertura em tempo recorde.

As ações prosseguem na quinta-feira, dia 19, com a reabertura da UBS Paim, e, dia 23, da UBS Padre Orestes. Até o final do mês, todas as unidades destruídas pelas enchentes serão entregues para a população.

Texto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Foto: Thales Renato/Arte Scom