Sempa alerta que abandono de animais é crime
31/10/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação
O abandono de animais segue sendo uma triste realidade para quem atua na Proteção Animal. Na tarde de quarta-feira, 30 de outubro, 7 filhotes foram deixados em uma caixa de papelão no pátio da Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), localizada no Bairro São Miguel. Câmeras de segurança captaram imagens do momento do abandono.
A titular da Sempa, Thais Calvi Arend, lembra que é responsabilidade do tutor do animal suprir todas as necessidades do animal, zelando pelo seu bem-estar, saúde e segurança. “O abandono se caracteriza por deixar um animal em situação de vulnerabilidade e também em vias públicas, parques, rodovias ou áreas desertas. Também é considerado abandono não dar os cuidados necessários, como alimentação e tratamento veterinário; e negligenciar sua segurança e abrigo adequado”, explica a secretária que também destacou a importância da comunidade em denunciar casos de abandono, negligência e agressão contra animais.
A Lei 14.064/2020 determina, para quem maltratar cães e gatos a pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3. As denúncias devem ser efetuadas preferencialmente na 2ª Delegacia de Polícia Civil - localizada na Avenida Coronel Atalíbio Taurino de Rezende, nº 829, no Bairro Jardim Viaduto - ou através de boletim de ocorrência online pelo site da Polícia Civil (www.delegaciaonline.rs.gov.br) – após o BO deve ser encaminhado para a Sempa pelo e-mail: protecaoanimal@saoleopoldo.rs.gov.br.
As denúncias são averiguadas pela fiscalização da Sempa em ação conjunta com Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani, da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo. O patrulhamento ocorre todas as quintas-feiras, e verifica casos de denúncias de maus-tratos a animais.
Texto: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Foto: Divulgação
Superintendência de Comunicação de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0