Notícias
Prefeitura de São Leopoldo autoriza contratação de 250 moradias populares na Ocupação Mauá
01/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Larissa Schöntag

Foi realizado nesta sexta-feira, 1º de novembro, no Galpão da Mauá, o anúncio da autorização para contratação de 250 casas populares para os moradores da Ocupação Mauá. A construção do loteamento, por meio do Minha Casa Minha Vida-Entidades (MCMV-Entidades), havia sido selecionada pelo Governo Federal em abril de 2023.
Com a autorização publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 25 de outubro, a Portaria nº 1.218 do Ministério das Cidades garante os recursos para a construção do projeto, e o próximo passo é a assinatura do contrato. A previsão dada pelo Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM) é que entre 15 e 20 dias seja assinada a contratação do projeto que dará início às obras.
As 250 famílias serão contempladas pela construção de apartamentos e sobrados no Condomínio Mauá-Sinos. A área está localizada em frente à Estação Rio dos Sinos da Trensurb e atenderá famílias de ocupações da cidade. O MCMV-Entidades tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produzir unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
O prefeito Ary Vanazzi destacou a importância do loteamento em uma região urbanizada da cidade. “Valeu a pena toda a luta para a garantia dessas casas para as famílias, perto do centro da cidade, perto de uma escola para as crianças, perto de um posto de saúde completo. Estamos em um dia de festa para comemorar a conquista do Movimento”, destacou Vanazzi.
A arquiteta do MNLM, Andréia Camillo, destacou a conquista. “Estamos lutando há anos pela garantia deste direito à moradia, avançamos mais um passo, e o próximo terá ainda mais festa. Essa publicação é fruto de muito trabalho e burocracia de um movimento organizado”, comemorou Andréia.
“O nosso compromisso com a cidade não para, vamos continuar trabalhando para melhorar a vida da população”, destacou o secretário Geral do Governo, Nelson Spolaor.
O secretário de Habitação, Álvaro Pedrotti, colocou as equipes da Secretaria à disposição. “Estamos na Habitação trabalhando para viabilizar o mais rápido possível as obras, para que em até 2 anos vocês já tenham a casa”, destacou Pedrotti. Para o representante nacional do MNLM, Cristiano Schumacher, o ato resume a importância da ocupação Mauá como “um símbolo de que os pobres não vivem às margens da sociedade, eles podem morar bem localizados".
Quem também esteve presente no ato parabenizando a comunidade foi a representante da Secretaria Nacional para Apoio à Reconstrução do RS e ex-vereadora, Ana Affonso. “Toda a luta digna vale a pena, vocês são exemplos de uma conquista coletiva”, destacou Ana.
Texto e Foto: Larissa Schöntag - estagiária de Jornalismo
Supervisão: Jornalista Lisandro Lorenzoni – MTb. 12.480
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0