Notícias
Escritores participam de atividades nas escolas através do LeiturAção
06/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Diogo Garcia Fernandes

Um universo de conhecimento e imaginação toma conta das escolas com os encontros com escritores promovidos pelo programa LeiturAção, da Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo (Smed). Até 29 de novembro, 19 autores literários percorrem as instituições municipais e realizam palestras, contações de histórias e/ou bate-papos com as crianças e adolescentes.
A escolha dos escritores é feita pelas próprias escolas no início do ano letivo. A partir daí, as turmas começam a trabalhar as obras dos literatos com inúmeras atividades que envolvem diferentes disciplinas. Assim, no final do ano, a iniciativa encerra com este momento de interação.
O encontro com os autores se torna uma grande festa. As escolas decoram seus espaços com trabalhos dos alunos em um verdadeiro show de criatividade.
“O LeiturAção abrange desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma grande celebração da literatura e potencializa a nossa vontade de promover e incentivar a leitura na escola e também fora dos seus muros. Com investimento da Smed, o programa foi crescendo a cada ano”, explica Renata Garcia Marques, coordenadora do LeiturAção.
“É uma alegria chegar nas nossas escolas e ver a satisfação dos estudantes e professores com suas produções e o interesse em participar do momento com os escritores. Nestes últimos anos, investimos muito nas bibliotecas, nos acervos e em ações voltadas ao objetivo de ampliar o interesse das nossas crianças e jovens em ler. Alcançamos esta meta”, comenta o secretário de Educação, professor Ricardo Luz.
Prefeito acompanha o programa na EMEF São João Batista
O prefeito Ary Vanazzi e o secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz, estiveram com o grupo escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São João Batista na quarta-feira, 6 de novembro, durante a recepção e agenda com a escritora Anna Cláudia Ramos. Inspirados nos livros de Anna, toda a decoração da entrada e dos corredores do estabelecimento de ensino foram decorados. As autoridades, acompanhadas de um grupo da Smed, foram recebidos em um espaço alusivo a um aeroporto. Alunos e a diretora da escola, Márcia Henning, estavam vestidos de comissários de bordo, em referência ao livro “Aquilo que ninguém vê”.
Na terça-feira, 5 de novembro, Ricardo acompanhou a atividade na escola Barão do Rio Branco, que recebeu a escritora Milene Barazzetti e o ilustrador Marlon Costa.
Próximas agendas do LeiturAção:
07/11: Escritora Ana Godoy na EMEF Professora Maria Gusmão Britto (manhã) e EMEF Professora Otília Carvalho Rieth (tarde).
08/11: Escritora Penélope Martins na EMEF Irmão Weibert (manhã e tarde) e na EMEF Olímpio Vianna Albrecht (tarde). Escritora Milene Barazzetti na EMEF Professor Emílio Meyer (manhã) e na EMEF Professora Maria Gusmão Britto (manhã e tarde).
11/11: Escritora Márcia Dieter na EMEF Bento Gonçalves (tarde).
12/11: Escritora Márcia Dieter na EMEF Tancredo Neves (manhã) e na EMEF Santa Marta (manhã e tarde).
13/11: Escritora Ana Godoy na EMEF Paul Harris (tarde).
14/11: Escritor Eliandro Rocha na EMEF Doutor Jorge Germano Sperb (manhã e tarde) e EMEF Olímpio Vianna Albrecht (manhã e tarde).
Texto e fotos: Jornalista Diogo Garcia Fernandes – MTb. 15.617 | Comunicação Smed
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0