Notícias
Prefeitura e Unisinos apresentam resultados da parceria na rede pública de saúde
25/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Romeu Finato
A tarde desta segunda-feira, dia 25, marcou a apresentação do balanço anual do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes) firmado entre Prefeitura de São Leopoldo e Unisinos. O Coapes foi implementado pela Portaria Interministerial nº 1.127/MEC/MS, de 4 de agosto de 2015. Trata-se de um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente que promove processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS. Ou seja, permite que estudantes e residentes aprendam e contribuam com a rede municipal de saúde.
De acordo com o prefeito Ary Vanazzi, os dados demonstram os avanços ao longo dos anos. Entre os que mais chamam a atenção está o número de inserções de estudantes. Em 2017 havia 268, hoje são 2.462 espalhados na atenção básica, especializada, vigilância em saúde, farmácia e demais setores. “Sempre buscamos trazer a universidade para perto da prefeitura e levar a prefeitura para a universidade. Conseguimos isso. Em 8 anos, passamos por duas tragédias: Covid e enchente. Saímos mais fortes de cada uma delas. Enfrentamos com altivez, resistimos contra o negacionismo. A universidade teve um papel importante com seus estudos, pesquisas e seus profissionais presentes na rede pública”, destacou.
As ações em conjunto têm o objetivo de melhorar a saúde do município e a preservação da excelência acadêmica. Entre os projetos em andamento estão: atendimentos on-line através do Unitelecuidado e do Zap da Saúde, o Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa (Napi) e bolsa complementar para os residentes em medicina.
Presente na apresentação, o reitor Sérgio Mariucci sublinhou que, por trás dos números, há pessoas e elogiou a parceria com o município. “É importante a correlação profissional. Assim como o antigo reitor, padre Marcelo Aquino, que tinha apreço por essa ligação, nós mantivemos. O prefeito Vanazzi é uma pessoa de diálogo. Num momento em que alguns setores como política estão desprestigiados, nós ressaltamos que é importante fazer a boa política. A universidade sempre estará ao lado da cidade”, frisou.
Até 2028, a parceria pretende ampliar a inserção da Escola de Saúde através de mudanças curriculares nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social e impactar na Rede de Atenção à Saúde com incremento na capacidade assistencial e melhoria de indicadores de saúde quantitativamente e qualitativamente.
Participaram do encontro a secretária da Saúde Paula Silva e a diretora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) Lisiane Bitencourt. Representando a universidade, estiveram no ato as professoras Tatiana Rocha e Vânia Dezoti Micheletti.
Mais informações
Em São Leopoldo, o Coapes foi inicialmente pactuado em 17 de dezembro de 2018. O novo contrato, firmado em 2023, tem vigência para o período 2024-2028.
O contrato tem um Comitê Gestor Local com a função de acompanhar a execução e avaliar a integração ensino-serviço-comunidade. Ele é composto por representantes dos segmentos envolvidos, tais como professores, estudantes, gestores, profissionais de saúde e membros do controle social em saúde, preferencialmente do segmento dos usuários.
Texto e foto: Jornalista Romeu Finato - MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0