Notícias
Após recolher 300 mil toneladas da enchente, Semurb retoma serviço de coleta extradomiciliar
03/12/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Divulgação Semurb
Nesta segunda, 2 de dezembro, a equipe exclusiva que recolhe resíduos extradomiciliares que são descartados irregularmente em áreas públicas da cidade voltaram a atuar integralmente.
São Leopoldo foi uma das primeiras cidades a realizar a limpeza pós enchente, onde aproximadamente 300 mil toneladas foram recolhidas. Após essa força-tarefa, os serviços ordinários estão sendo retomados.
A frota atual conta com 8 caminhões, 4 retroescavadeiras e 2 caminhões garras, trabalhando de segunda a sábado, em toda cidade. A prioridade inicial será dos pedidos já protocolados via ouvidoria municipal.
Após a tragédia que assolou não só São Leopoldo, mas o estado do Rio Grande do Sul, o descarte de resíduos no município foi alterado temporariamente para agilizar a limpeza.
A diretora de Limpeza, Simara Gheno, esclarece a situação que a cidade enfrenta na atualidade e reforça que os resíduos não devem ser misturados, pois dificulta o recolhimento e a devida destinação.
“Primeiramente os resíduos de enchentes são considerados partes de móveis, já as caliças, que são restos de construção civil, não são considerados resíduos de enchente. E nenhum desses materiais devem continuar sendo depositados em frente as calçadas e ruas.
Antes da enchente a gente tinha reduzido o número de focos de lixo na cidade e monitoravámos os pontos já históricos de descarte irregular, além de fazer a limpeza periódica.
Hoje, depois de terem sido coletados todos os resíduos oriundos da enchente, estamos enfrentando um grave problema. A população continua descartando os resíduos em frente às casas, desaprendeu a levar nos ecopontos e aumentou os descartes irregulares pela cidade.” pontua Gheno.
Para resíduos orgânicos e rejeitos (resto de alimentos, papel higiênico, fralda, absorvente, papel/papelão sujo ou gorduroso, esponja…) há a coleta domiciliar que passa de porta em porta.
Para resíduos secos e recicláveis (papel e papelão que estejam limpos, plásticos, as caixinhas de leite, isopor, metal, alumínio, vidro…) existe a coleta seletiva que é realizada pelas cooperativas locais.
Para resíduos que não se encaixam nessas coletas, como é o caso dos pneus, móveis, restos de podas e entulhos da construção civil, a cidade conta com três Ecopontos ativos para descarte gratuito, nos bairros Scharlau, Feitoria e Duque de Caxias.
Ecoponto Feitoria – Av. Feitoria, nº 3561 (próximo ao condomínio Minuano). Horários: Segunda a sábado, 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30.
Ecoponto Scharlau – Rua Leopoldo Albino Scherer, nº 430. Horários: Segunda a sexta, 7h30 às 12h e 13h às 17h15. Sábado, 7h30 às 12h e 13h às 16h15.
Ecoponto Duque de Caxias – Rua Nereu Ramos, nº 371, esquina com a Rua Porto Velho (próximo a escola E.E.E.M. Profª Helena Câmara. Horários: Segunda a sábado, 8h30 às 11h30 e 12h30 às 16h30.
A Semurb frisa que o descarte irregular de resíduos sólidos é crime contra o meio ambiente e pode gerar penalidades, conforme Código de Limpeza Pública, Lei 9.145/2019.
Para denúncias ou solicitações de serviços a Ouvidoria Municipal está a disposição de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, através dos telefones 156 ou 2200-0362, e-mail ouvidoria@saoleopoldo.rs.gov.br ou presencialmente na Av. Dom João Becker, 754 - Térreo.
Texto: Rafaela Reis - Estagiária de Jornalismo
Foto: Semurb
Supervisão: Jornalista Valentin Thomaz - MTb. 19.048
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0