Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Nova unidade do CRAS Norte é inaugurada nesta sexta-feira, 20 de dezembro

20/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pâmella Atkinson



Na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Ary Vanazzi e o secretário da Assistência Social, Fábio Bernardo, estiveram presentes na inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte. A antiga sede, na avenida Henrique Bier, sofreu danos pela enchente de 2024 e funcionava em local alugado pela Prefeitura. Agora, o prédio é próprio e com melhor estrutura para comportar os serviços e atender à população.

Durante o evento, o prefeito Ary Vanazzi falou sobre a importância do trabalho dos CRAS para a política pública. “Boa parte dos resultados que nós tivemos aqui nas cidades nesse último período, principalmente na estruturação e organização da política social, tem muito a ver com os CRAS, que são uma política nacional. Porque política social não é a distribuição de comida, de cestas básicas apenas. Isso é fundamental em momentos da vida. Mas a política social é uma política estrutural de estado, é acompanhar as pessoas para que elas possam ter o serviço público nos momentos difíceis, e é um processo permanente de política pública”, explica Vanazzi.

Para Fábio Bernardo, este é um momento de grande alegria e que celebra os avanços realizados na pasta de Assistência Social do município. “Eu não tenho dúvidas de que a gente conseguiu avançar muito. E também eu queria. Dizer aqui da rede socioassistencial. Se nós não tivéssemos a rede socioassistencial que nós temos no município, composta por diversas secretarias e por diversas organizações da sociedade civil, não teríamos condições de superar o ciclone do ano passado e a catástrofe climática deste ano, que também chegou ao CRAS Norte e assolou a tantos de nós”, conta Fábio. Para o secretário, o compromisso com as políticas de Assistência Social devem ser renovados e ampliados para o futuro. “Nós avançamos muito, mas precisamos avançar muito mais, porque não dá para a gente se contentar com pouco na assistência social”, explica.

Natália Paida, psicóloga do CRAS Norte, entende o momento da inauguração como uma forma de recomeço, após os muitos danos causados pela enchente de maio em São Leopoldo e no estado do Rio Grande do Sul. “Eu acho que não tinha forma melhor de terminar o ano do que estarmos aqui inaugurando o CRAS como o recomeço de uma nova história. Não necessariamente uma nova história, mas um novo capítulo, porque tudo que a gente viveu até aqui também faz parte da nossa história e precisa continuar sendo contado. Não é porque foram momentos tristes, difíceis, que a gente precisa esquecer, mas tentar aprender o máximo possível e continuar nutrindo todo esse espírito de solidariedade e de cumplicidade que a gente conquistou e formou durante esse período”, finaliza com expectativa a psicóloga.
O CRAS Norte opera na rua Leopoldo Albino Scherer, 360, Scharlau e atende de segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Texto e foto: Pâmella Atkinson – estagiária de jornalismo
Supervisão: jornalista Valentin Thomaz MTb 19048

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas