Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lançado o livro sobre a história do Saneamento em São Leopoldo

20/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Valentin Thomaz



Rio dos Sinos, São Leopoldo e Semae – O processo de desenvolvimento a partir da perspectiva do saneamento, esse é o título do livro lançado na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro. Elaborado pelo Serviço Municipal de Água e Estogo (Semae), o livro da escritora e jornalista Anna Garske e fotos de Digue Cardoso conta a história dos principais eventos ligados ao abastecimento de água e tratamento de esgotos, desde o início da colonização, até o período atual, relatando a criação do Semae e os desafios enfrentados pela autarquia pública ao longo dos mais de 50 anos.
Prefeito Vanazzi se emocionou ao receber o livro. “É extraordinário ver tudo que passamos especialmente nesse período mais recente da tragédia dessa enchente, e ter isso eternizado em livro, com as fotos, isso fica marcado na memória e na história de luta e do trabalho da nossa gente, vida longa ao Semae, público, cada vez mais essencial na vida da nossa querida população” concluiu Vanazzi.

De acordo com a autora Anna Garske “a publicação apresenta o resgate histórico do saneamento  em São Leopoldo, desde a fundação da cidade, em 1824, ano da chegada dos primeiros 39 imigrantes faltantes da língua alemã – com o devido registro à presença e à contribuição dos povos indígenas e dos africanos que viviam na região antes dos europeus - até os dias atuais” destacou Anna.

O diretor-geral, Maurício Miorim, participou da entrega ao prefeito Ary Vanazzi e destacou. “o livro é uma importante reconstrução da história pela perspectiva do Saneamento, onde falamos do Rio dos Sinos e a sua relação com São Leopoldo. Também contamos uma linha do tempo do Semae, resgatando o passado, contando o presente e projetando o futuro. Especificamente falando do Semae, a memória é uma importante ferramenta de estudo e preservação da empresa, especialmente pelo caráter público que tem e por todo o esforço empreendido para a sua criação”, concluiu Miorim.

Os exemplares serão enviados aos setores de governo, para a biblioteca pública, para as escolas e entidades ligadas ao saneamento e meio ambiente da cidade e região.

Texto e Fotos: jornalista Valentin Thomaz MTb 19048

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas