Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Museu do Trem garante espaço na estação São Leopoldo em acordo com a Trensurb

23/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Juliano Lannes/ Trensurb



Na última semana, a Trensurb formalizou a cedência de uma área na Estação São Leopoldo à Prefeitura, para ser utilizada pelo Museu do Trem. O espaço, que possui 290 metros quadrados, fica localizado na ala norte da estação, com acesso pela Avenida Mauá. Esta cedência regulariza a utilização do local pela instituição museológica, que já ocupava a área desde 2009 por meio de um acordo firmado com a Trensurb, o qual havia expirado.

O novo termo de permissão de uso tem validade de 12 meses e é considerado um passo importante para a preservação do acervo do museu, especialmente no que se refere ao armazenamento e conservação de itens históricos, que exigem espaço adequado e seguro. 

O secretário de Cultura de Relações Internacionais (Secult), Claudimir Schütze, enfatizou a importância da parceria para a preservação da memória local, e expressou a satisfação com a formalização do termo, destacando a relevância histórica dos documentos e itens armazenados pelo Museu do Trem. "Temos aqui um dos locais mais ricos em arquivos históricos da região. É uma conquista importante para garantir a segurança e a integridade do nosso patrimônio", afirmou.

A diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, também trouxe o valor que o acervo histórico tem para a história do Rio Grande do Sul e de São Leopoldo. “Iniciamos transferindo as coleções em 2009 para melhor acondicionamento, o que nos permitiu segurança e diagnosticar as necessidades para os cuidados corretos que necessitam investimentos”, disse.

Além disso, Schütze mencionou que novas discussões estão sendo conduzidas com a futura secretária de Cultura, Lionella Goulart, para a criação de um novo espaço, com mais segurança e melhores condições de armazenamento, dentro das instalações da Trensurb. A ideia é proporcionar uma estrutura ainda mais eficiente para o museu, preservando o acervo histórico de São Leopoldo e mantendo o compromisso com a memória local.

Em reunião para tratar da parceria, o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Carlos Augusto Belolli, recebeu do secretário Schütze, para entregar ao diretor-presidente Nazur Garcia  os livros Colônia Alemã de São Leopoldo - 200 anos de história e São Leopoldo, reflexões e atualidades (1974-2024). Também participaram do encontro, a chefe do Gabinete da Presidência, Andrelise Maffei e assessor de Relações Institucionais da Trensurb, Vicente Selistre e a chefe de Gabinete da Secult, Bruna Câmara Corrêa.

Texto: Lara Krindges – Estagiária de Jornalismo 
Foto: Juliano Lannes/ Trensurb
Supervisão: Valentin Thomaz  – Jornalista MTb. 19.048

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas