Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Prefeitura entrega revitalização da UBS Campina, uma das mais atingidas pela enchente de maio

26/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Foto: Dener Pedro - estagiário de Jornalismo


Nesta quinta-feira, 26, o prefeito Ary Vanazzi esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Campina para reinaugurar o espaço de saúde. Em maio, com a maior enchente da história de São Leopoldo, a UBS foi um dos espaços públicos mais afetados, comprometendo quase toda a estrutura e os equipamentos. Durante os últimos seis meses, a população da Campina foi atendida emergencialmente em uma tenda, cedida pelo Sesi em uma parceria.

Ao todo, 16 UBSs foram atingidas pela enchente. Oito delas foram afetadas severamente. Todas elas estão sendo entregues ainda neste ano. As unidades Rio dos Sinos, Padre Orestes, Paim, Materno Infantil, Santos Dumont e Brás já foram inauguradas. A da Vicentina terá o ato de reabertura na segunda-feira, dia 30.

O prefeito Vanazzi falou sobre a dificuldade e o tamanho do feito de recuperar os espaços em tão pouco tempo. “Não tem nenhuma prefeitura que fez o que nós fizemos aqui em seis meses. O governo do Estado, daquela enchente do ano passado, do meio de 2023, só conseguiu reconstruir uma ponte. Nós, em seis meses, recuperamos 18 escolas, com todo mobiliário novo, melhores do que eram antes, e estamos devolvendo as Unidades de Saúde, ainda com alguns reparos a serem feitos, mas com todos os equipamentos novos. Isso mostra o compromisso e a dedicação nossa e dos funcionários, que sempre atenderam da melhor maneira possível. Nessa cidade nós valorizamos o funcionário público, por isso que essa entrega é tão importante para a gente. Para dar melhores condições de trabalho a vocês. O serviço público só é bom se o funcionário estiver feliz e sendo valorizado”, pontuou. 

A titular da Secretaria Municipal da Saúde, Paula Silva, falou sobre o sentimento de entregar a UBS pronta. “É até emocionante fazer essas entregas porque era uma meta que a gente tinha, para dar boas condições de trabalho para as equipes. Esses funcionários que estão aqui, começaram a trabalhar conosco no dia 3 de maio, ou seja, numa situação totalmente adversa, dias após o início da enchente. Então é muito importante poder dar boas condições de trabalho e conforto para todos. Era mais que uma meta, era uma determinação nossa”, afirmou.


Investimento federal

Com a danificação das 16 UBSs durante a enchente de maio, o Ministério da Saúde aportou cerca de R$ 21 milhões para a reconstrução dos espaços.

Apesar de ainda não haver 100% dos equipamentos repostos, a Prefeitura optou por voltar ao prédio da UBS em função das condições de trabalho dos funcionários e do atendimento ao público, já que as altas temperaturas dificultam que o trabalho seja feito nas tendas.

Estiveram presentes na reabertura a presidenta da Fundação Municipal de Saúde, Luciane Dresch; o vereador, Nestor Schwertner (PT); o secretário do Meio Ambiente, Anderson Etter; a fiscal do governo federal, Ana Affonso; a gerente da UBS Campina, Cláudia Rodrigues; o presidente do Hospital Centenário, Clairton da Fé; o superintendente de Comunicação, Valentin de Thomaz; membros do Conselho de Saúde e representantes da Associação de Moradores da Campina.


Texto e fotos: Dener Pedro – estagiário de Jornalismo
Supervisão: Jornalista Valentin Thomaz - MTb 19048

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas