Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Operação controle de alagamentos: Vicentina é o primeiro bairro a receber a ação de limpeza e desobstrução pluvial

04/02/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Eduarda Toledo

A Prefeitura de São Leopoldo iniciou hoje (4) a Operação Controle de Alagamentos (OCA). A Vicentina foi o primeiro bairro a receber a ação conjunta entre as secretarias de Mobilidade e Serviços Urbanos, Obras, o Semae, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Gabinete do Prefeito. Mais de 70 pessoas estão empenhadas no trabalho de limpeza, desobstrução e conserto de bocas de lobo e da rede pluvial, que deve seguir durante todo o dia. 

Caminhões e retroescavadeiras despontaram na Rua das Orquídeas logo pela manhã. Os moradores avistaram o movimento local mudar com a chegada dos veículos e das oito equipes mobilizadas para o primeiro dia da operação. A via faz parte dos 91 pontos de alagamento mapeados pelo Semae, distribuídos pelos bairros Vicentina, Campina, Santos Dumont e Vila Brás. O levantamento foi feito a partir dos pedidos de ajuda que chegaram ao órgão durante as chuvas do último mês e também pelos dados das enchentes do ano passado. “Através do trabalho que está sendo feito hoje, vamos identificar se o problema dos alagamentos é por rede obstruída ou por erosões. Se for o último caso, iremos realizar o concerto e se for apenas desobstrução, hoje mesmo será resolvido”, explica Gabriel Dias, diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo. 

A ação será estendida, ao longo da semana, para os outros bairros em que há pontos mapeados. Nessa primeira fase, será executado: limpeza de todos os pvs e bocas de lobo das redes de microdrenagem pluvial, limpeza e hidrojateamento de pvs e redes de esgotamento sanitário (onde existe entupimento), cadastro de erosões nas redes pluviais e sanitárias, mapeamento com drone de arroios e valas para identificar locais com necessidade de limpeza, e identificação de alagamentos pluviais nas áreas atingidas pela enchente. “A última vez que aconteceu uma operação parecida com essa foi há dez anos atrás. É importante que a limpeza e a manutenção desses pontos de escoamento de água e esgoto seja feito de maneira permanente e, principalmente, logo após acontecer um fenômeno climático, como ocorreu aqui em maio de 2024”, observou o prefeito Heliomar Franco, que acompanhou de perto o início da operação. 

Uma esperança de retorno ao lar

Moradores foram atraídos à rua pela movimentação e início dos trabalhos. Algumas pessoas observavam de longe, já outras foram conversar com as equipes e o prefeito. Uma delas era Bernardina Haack, de 55 anos, que passeava de bicicleta pela rua e parou para registrar com seu celular a desobstrução de um dos bueiros. Nascida e criada no bairro, precisou sair de casa após as enchentes de maio, quando viu ir embora com a água tudo que havia construído. O imóvel está sendo alugado agora pela família, que não tinha planos de voltar por medo e insegurança do episódio se repetir. “Tivemos que fazer uma reforma e não voltamos porque com qualquer chuva o bairro fica alagado. Nós não queremos passar mais por esse tipo de coisa. Minha casa foi comprada com o suor de uma vida inteira e é uma emoção ver o que estão fazendo pelo meu bairro, algo que eu nunca vi acontecer na minha rua”, relata a moradora. 

A prefeitura deseja restabelecer esse sentimento de segurança nas pessoas, principalmente em relação aos seus lares. Serão dias intensos de trabalho e cooperação entre as secretarias, o Semae, a Defesa Civil, a Guarda Municipal e o Gabinete do Prefeito para evitar que famílias passem novamente por perdas. “A gente sofreu tanto na enchente e a população está com muito medo de começar o período de chuvas. Estamos disponibilizando uma força tarefa para que uma limpeza geral seja realizada”, complementa a secretária municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos, Cladis Magnani. 


Seu bairro está enfrentando pontos de alagamento? Registre uma solicitação junto ao Semae para que, em breve, a OCA possa chegar até você:

e-mail: ouvidoria@semae.rs.gov.br
telefone: 0800 510 2910
WhatsApp: 3579 6000 


Texto: Eduarda Toledo - Jornalista 21.884
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas