Notícias
Primeira Kaingang formada em Nutrição pela UFRGS visita vice-prefeita
10/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Andressa Zabka

Um encontro para celebrar um marco histórico. A vice-prefeita de São Leopoldo, Regina Oliveira Caetano, esteve com Damares Venkrig Tomas, a primeira mulher indígena de São Leopoldo, do povo Kaingang, a se formar em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento contou com a presença de membros da comunidade indígena, da secretária da Cultura, Lionella Goulart, e da secretária adjunta de Educação, Cristine Roos. O encontro ocorreu na manhã de 27 de fevereiro, no centro administrativo.
Durante a conversa, Damares compartilhou sua trajetória inspiradora e que iniciou sua jornada universitária após receber o incentivo de amigos para ingressar na UFRGS. Em Porto Alegre, encontrou abrigo na Casa do Estudante e enfrentou desafios como a adaptação à cidade grande e a distância da família. “O mais difícil foi me habituar à capital, longe da família e convivendo com pessoas desconhecidas”, relatou. Sobre a escolha do curso de Nutrição, Damares conta que optou “por Nutrição porque há poucos indígenas formados na área. Meu objetivo é levar esse conhecimento para dentro das aldeias, promovendo a prevenção de doenças, combatendo a má alimentação e melhorando a saúde da comunidade.”
Durante o encontro, a vice-prefeita Regina Oliveira Caetano destacou a importância do artesanato como um caminho para incentivar mais jovens indígenas a ingressarem no ensino superior e ampliarem suas fontes de conhecimento. Um representante da comunidade reforçou esse desejo, enfatizando a necessidade de fortalecer a educação indígena para que mais jovens possam se formar e contribuir para suas comunidades.
Damares também deixou uma mensagem inspiradora para as mulheres: “Não desistam dos seus sonhos. Nem tudo é fácil, mas não desistam.” Mãe de um menino de cinco anos, ela pretende permanecer na aldeia de São Leopoldo, buscar oportunidades no mercado de trabalho e, futuramente, realizar uma pós-graduação.
O encontro foi encerrado com o compromisso da vice-prefeita de seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida da comunidade indígena em São Leopoldo. Além disso, foi ressaltada a importância do Centro de Educação Paulo Freire, que trabalha com a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), e da preservação da história e do artesanato dos povos indígenas como parte das ações da gestão municipal.
Texto: Júlia Siqueira – estagiária de Comunicação Digital
Foto: Andressa Zabka
Supervisão: Jornalista Monique Marcolin - MTb. 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0