Notícias
Estação São Leopoldo ganhou um banco vermelho de luta pelo feminicídio zero
25/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

A Trensurb inaugurou o banco vermelho pelo feminicídio zero na Estação São Leopoldo na manhã desta terça-feira, 25. O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, e a vice-prefeita, Regina Caetano, participaram do ato com o diretor-presidente da empresa pública, Nazur Garcia. A ação da Trensurb foi comemorada pelas autoridades leopoldenses, pois representa o fortalecimento da luta pelo fim da violência contra a mulher.
O prefeito Heliomar Franco destacou a importância do ato da Trensurb para ajudar as mulheres em situação de violência. “Por aqui passam milhares de pessoas por estas portas e entram nestas catracas e são estas pessoas que compõem a sociedade, que muitas vezes estão assombradas, estão com medo, intimidadas por alguma atitude de alguém que as está perseguindo, as está ameaçando, e às vezes elas não sabem onde buscar o amparo, onde buscar o apoio, a segurança. Então a iniciativa de colocar as informações neste lugar de grande trânsito de pessoas é importantíssima para até mesmo para a sobrevivência de algumas mulheres que por aqui passam completamente atordoadas pelo meio em que vivem”, destacou.
Heliomar Franco ressaltou ainda que a Prefeitura é parceria na prevenção, com ações de combate à violência, assim como na busca pela devida punição dos responsáveis como forma de demonstrar a ação contundente do Estado para quem pratica a violência e como exemplo para a sociedade inteira que não aja mais assim.
A Trensurb iniciou a instalação do banco vermelho em São Leopoldo e deve seguir para outras estações, pelo menos uma em cada município. A ação é denominada “Trensurb nos trilhos pelo feminicídio zero” e tem como parceiro o Instituto Banco Vermelho, Univale, Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) e Centro Jacobina.
Este espaço, faz parte de uma campanha nacional do Instituto Banco Vermelho, como um lugar para reflexão e ação. “Sentar e refletir. Levantar e agir”, este é o tema. No banco constam índices que alertam sobre a violência e os serviços de proteção. Nessa Estação, estão disponíveis contatos exclusivos de São Leopoldo, o telefone da Ronda Lilás: 153 e o whatsapp do Centro Jacobina: (51) 997883212 para atendimento às mulheres em situação de violência.
Os demais contatos são os telefones 180 (para denúncias e informações) e 190 (para perigo imediato) e o whatsapp para denúncias da Polícia Civil RS (51) 98444-0606.
Os dados da violência no Brasil impactam: O país é o 5º que mais mata mulheres no mundo. A cada seis horas uma mulher é morta. A cada seis minutos uma mulher ou menina é vítima de estupro. 90% dos assassinos de mulheres e meninas são homens.
Também estavam presentes no ato, o diretor de Administração e Finanças, Ronald Kruger Sarubbi, a ouvidora, Marcia Alexandra Zorn, e a chefe do Setor de Responsabilidade Social da Trensurb área que idealizou a campanha, Aline Homem Nunes e representantes dos órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência em São Leopoldo.
Texto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0