Notícias
Prefeitura estuda medidas para melhor visibilidade nas Esquinas da Rua Independência
28/03/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Eduarda Toledo

Na quinta-feira (13/03), a equipe de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (SEMURB), em parceria com a Secretaria de Obras Viárias (SEMOV), responsável pela obra da Rua Independência, reuniu-se para discutir preocupações levantadas por motoristas que enfrentam dificuldades de visibilidade nos cruzamentos da via. A principal queixa estava relacionada aos vasos de plantas nas esquinas, que comprometem o campo de visão dos condutores.
Os vasos, grandes e volumosos, estavam prejudicando a visibilidade, aumentando o risco de acidentes e dificultando a orientação de motoristas ao se aproximarem dos cruzamentos. O impacto da vegetação, que deveria embelezar o espaço urbano, acabou gerando um desafio à segurança viária.
Durante o encontro, os engenheiros responsáveis pela obra alertaram sobre os riscos envolvidos e avaliaram possíveis soluções. A SEMOV apresentou um projeto para substituir os vasos atuais por modelos menores, com altura máxima de 1,20m, incluindo a vegetação. A proposta também inclui a substituição dos arbustos das áreas afetadas, já que a altura das plantas continuava a bloquear a visão dos motoristas. Com essa mudança, a visibilidade será melhorada, permitindo que os motoristas vejam com clareza o tráfego e os pedestres ao se aproximarem das esquinas.
A secretária de Mobilidade e Serviços Urbanos, Cladis Magnani, destacou a importância da iniciativa: "Nosso objetivo é garantir a segurança no trânsito e para a população, sem abrir mão da estética das vias e do ambiente urbano."
Os novos vasos de plantas já estão em processo de produção e, alguns já foram instalados. Já os vasos antigos, que ainda estão em boas condições, serão reaproveitados em outras áreas da cidade, especialmente nas quadras que estão recebendo obras de urbanização. Essa medida permitirá otimizar os recursos e contribuir para o embelezamento de outras partes da cidade.
Durante a reunião, foram discutidos também ajustes na sinalização, a reestruturação da localização dos pontos de ônibus da Brigada Militar e melhorias visuais na área. “Pedimos a compreensão pelos transtornos, pois essa obra de engenharia é complexa devido à presença de fiação elétrica e de internet subterrânea. Nosso objetivo é transformar a Independência em um ponto turístico atraente, valorizando a estética e preservando as fachadas dos prédios históricos,” afirmou o Engenheiro José Luiz Garcias, Diretor de Mobilidade e Serviços Urbanos.
Texto: Manoela de Aguiar Farias: Estágio de Jornalismo
Supervisão: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0