Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Programa Mais Educa São Léo amplia oportunidades para cerca de 9 mil estudantes

31/03/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pedro H. Tesch

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), lançou oficialmente nesta segunda-feira, 31 de março, o Programa Mais Educa São Léo. A iniciativa atenderá aproximadamente 9 mil estudantes e a novidade é que algumas atividades esportivas passarão a ocorrer em espaços públicos da cidade, como o Ginásio Municipal e os Parques Imperatriz e do Trabalhador. Serão 36 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) atendidas no contraturno escolar, incluindo oficinas internas e externas, acompanhamento pedagógico e modalidades esportivas. O programa é voltado principalmente para estudantes em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldades de aprendizagem, mas está aberto a todos os interessados que atendam aos critérios. O lançamento ocorreu no Parque do Trabalhador.

O prefeito de São Leopoldo, Heliomar Franco, destacou a relevância do programa para a cidade e para a educação. "É um anúncio importante para nossa cidade, para nossas crianças. O Programa Mais Educa está sendo ampliado em São Leopoldo, e esse trabalho vai incluir um número muito maior de crianças no esporte, algo fundamental para que elas tenham um desenvolvimento sadio e não fiquem abandonadas nas ruas no contraturno das escolas ou deixem de ser atendidas nas próprias escolas", disse o chefe o executivo municipal.

Com a ampliação do programa e a parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (SEMEL), as oficinas de futebol de campo, futsal, vôlei, basquete e beach tênis passarão a ocorrer em espaços públicos da cidade, como o Ginásio Municipal e os Parques Imperatriz e do Trabalhador. Dessa forma, será possível expandir significativamente o número de vagas esportivas, passando de 280 atendimentos anteriormente registrados para aproximadamente 500 estudantes beneficiados pela parceria entre SMED e SEMEL.

As inscrições serão realizadas diretamente nas escolas para estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, com vagas distribuídas conforme a realidade de cada instituição. Além das modalidades esportivas, o programa oferece oficinas culturais, artísticas, tecnológicas e pedagógicas, desenvolvidas em parceria com a Unisinos. Estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática contribuirão com a aprendizagem dos alunos do 2º ao 9º ano por meio de metodologias ativas e diversificadas.

O secretário de Educação, Jéferson Falcão, enfatizou a importância do programa para a rede municipal de ensino. "Nosso objetivo é beneficiar o maior número possível de estudantes, mantendo os padrões estabelecidos para as oficinas escolares e garantindo justiça e equidade na distribuição das vagas. Queremos complementar e expandir os conhecimentos adquiridos no ensino regular, proporcionando novas vivências e experiências que estimulem a criatividade, o desenvolvimento físico e o interesse por diferentes áreas", afirmou Falcão.

A coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Diretoria de Gestão da Educação Básica da SMED, Camila Guedes, ressaltou a relevância das parcerias com instituições e secretarias municipais, como SEMEL e SAS. "Graças a essa colaboração, garantimos oficinas de qualidade que atendem às necessidades educacionais dos estudantes de maneira integral. Além disso, para 2025, teremos um aumento no número de oficinas esportivas, culturais e artísticas, atendendo às demandas das escolas e enriquecendo a experiência educacional dos alunos."

A diretora pedagógica Raona Pohren enfatizou a proposta do programa de oferecer oportunidades além do ambiente escolar. "Queremos que os estudantes vivenciem experiências prazerosas em diversos espaços públicos da cidade, como o Ginásio Municipal e os Parques do Trabalhador e Imperatriz. Nosso desejo é que esses locais se tornem parte da rotina das famílias, fortalecendo os laços da comunidade com os espaços públicos."

Com a ampliação do Mais Educa São Léo, a Prefeitura de São Leopoldo reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e a inclusão social, garantindo aos estudantes da rede pública municipal o acesso a experiências educativas que favorecem seu crescimento pessoal, acadêmico e social.

Parcerias estabelecidas

Para garantir a qualidade das atividades, o programa conta com parcerias estratégicas com instituições como a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que contribui com acompanhamento pedagógico e atividades culturais e artísticas por meio do Programa Vida com Arte. Também fazem parte da rede de apoio o Programa Esporte Integral (PEI) e a Secretaria Municipal de Esportes (SEMEL), além da previsão de novas parcerias com o SESC e A PRESTO.

Saiba mais sobre o programa

O Mais Educa São Léo foi instituído pelo Decreto Nº 9.242, de 09 de maio de 2019, regulamentando-o como ação de contraturno escolar, conforme os artigos 1º, §8º e §9º, da Lei Municipal nº 6.640, de 30 de maio de 2008. O decreto oficializou a proposta de melhoria do desempenho acadêmico dos estudantes, inclusão social e oferta de atividades complementares para o desenvolvimento integral dos alunos.

Oficinas Externas

Unisinos-PEI-AABB: Atividades esportivas, incluindo Rugby.

Unisinos - Vida com Arte: Oficinas culturais e artísticas.

Escola Municipal de Artes Pequeno Príncipe: Artes visuais, dança, música, teatro e cinema.

Banda Municipal: Aulas de percussão, metais e madeiras.

Núcleos Esportivos SMED/SEMEL:

Parque do Trabalhador: Futebol de campo e futsal.

Centro: Vôlei e basquetebol.

Parque Imperatriz: Vôlei e beach tênis.

Projeto Violino e Cordas: Ensino de instrumentos de corda.

Orquestra de Câmara do Barão: Violino, viola, violoncelo e contrabaixo.

Canoagem.

Presto: Canto coral, inclusão e transformação.

 

Texto: Daiane Mendes MTB: 14.582

Fotos: Pedro H. Tesch / PMSL

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas