Notícias
Entrega de kits maternidade do Programa Mãe Gaúcha beneficia gestantes em São Leopoldo
02/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro Selistre

A Secretaria de Saúde (Semsad) de São Leopoldo, em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), concluiu no dia 1o a terceira etapa da entrega dos kits maternidade do Programa Mãe Gaúcha, marcando a primeira edição do programa no município. A ação aconteceu nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das diferentes regiões da cidade, beneficiando gestantes que atendem aos critérios do programa.
O Programa Mãe Gaúcha é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES). Em São Leopoldo, as gestantes foram informadas sobre os encontros através do Zap da Saúde. Para receber o kit, as beneficiárias precisam estar com o pré-natal em dia, estar inscritas no Cadastro Único e ser contempladas pelo Bolsa Família.
As entregas foram organizadas em rodas de conversa, conduzidas pela nutricionista da Semsad, Camila Hofmann,e pela Assessora da Proteção Social básica, Maiara Borges. Além de esclarecer dúvidas sobre amamentação, os encontros proporcionaram um espaço de acolhimento, promovendo a troca de experiências entre as gestantes.
“Mais do que a entrega do kit, esses encontros são momentos de escuta e apoio. Falamos sobre a importância da amamentação, a necessidade do envolvimento paterno no cuidado com o bebê e o impacto da rede de apoio para a maternidade. São espaços de aprendizado e fortalecimento das famílias nesse período tão especial”, destacou Camila.
Além do foco na saúde materno-infantil, a ação também possibilitou o fortalecimento da rede de proteção social às gestantes do município.
“Essa foi a 1ª edição do Mãe Gaúcha aqui em São Leopoldo, e consideramos esse programa de grande importância. Além de incentivar o pré-natal, que é um dos critérios para ser contemplada com o kit, foi uma oportunidade de apresentar os serviços da Assistência Social para as gestantes, identificar situações que necessitavam de um acompanhamento mais próximo e também proporcionar trocas valiosas entre elas durante as rodas de conversa. Esperamos que para as beneficiárias essa iniciativa tenha sido tão gratificante quanto para nós”, ressaltou Maiara Borges, assessora da Proteção Social Básica.
Cada kit maternidade inclui cobertor, toalha com capuz, casaquinho, macacão curto e longo, bodies, culotes, meias e bolsa maternidade. Além disso, a Prefeitura complementa o auxílio com fraldas e lenços umedecidos. “A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social em garantir apoio e assistência às gestantes, promovendo o bem-estar das famílias e o fortalecimento dos vínculos maternos desde a gestação”, apontou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.
Ao todo, 108 gestantes compareceram, resultando na entrega de 111 bolsas, com uma adesão média de 43,7% em relação ao público previsto de 247 participantes.
Resultados da 3ª etapa de entrega
As distribuições ocorreram conforme o seguinte cronograma:
26/03/25 - CRAS Centro: 14 gestantes atendidas (42,4% do previsto)
27/03/25 - CRAS Norte: 27 gestantes atendidas (48,2% do previsto)
28/03/25 - CRAS Oeste: 15 gestantes atendidas (36,5% do previsto)
31/03/25 - CRAS Leste: 17 gestantes atendidas (19 bolsas entregues, incluindo gestações gemelares – 42,5% do previsto)
01/04/25 - CRAS Nordeste: 35 gestantes atendidas (36 bolsas entregues, incluindo gestações gemelares – 45,5% do previsto)
Texto: Jéssica Dias – Estagiária de Marketing
Foto: Divulgação
Supervisão: Romeu Finato - Jornalista MTb. 12.042
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0