Notícias
1º Festival de Páscoa de São Leopoldo começa com atividades e participação de escolas; programação segue até sábado (12)
09/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

O Festival de Páscoa Ostern São Léo deu início às comemorações do feriado mais doce do ano no município. O evento ocorre até sábado (12), no Largo Rui Porto, com atrações que unem os símbolos e tradições da data à cultura alemã. A programação está sendo realizada pela Prefeitura e Sesc São Leopoldo.
A abertura oficial do festival ocorreu na manhã desta quarta-feira (9) e reuniu 200 alunos da EMEF Otília Rieth, além de autoridades e convidados. As crianças foram recebidas pelo prefeito Heliomar Franco que, durante a sua fala, promoveu um momento de interação com os pequenos. “Eu me lembro quando tinha a idade de vocês e ficava esperando a chegada do coelho. Hoje preparamos coisas muito legais, espero que gostem”, declarou.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) foi a idealizadora do evento. Regina Caetano, vice-prefeita e gestora da pasta, celebrou o início do festival e o que ele representa ao turismo da cidade. “Hoje, em parceria com o Sesc, estamos realizando o 1º evento do nosso turismo. Estou feliz porque conseguimos unir a parte lúdica da Páscoa, resgatando nossa cultura e envolvendo a comunidade escolar nesse processo. Queremos que esse evento entre no calendário do município e se torne uma tradição em nossa cidade”, afirmou. Regina também enfatizou a importância da ajuda de patrocinadores e empresários, possibilitando a execução do projeto sem uso de recursos públicos.
“Estamos muito felizes em participar do festival. A Sedettec teve esse entendimento de proporcionarmos um momento de reflexão, cultura e arte e, em especial, divulgar o turismo do nosso município para o estado”, declarou a diretora do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes.
Rede escolar marca presença no Festival
No primeiro dia do evento, entre os turnos da manhã e da tarde, estiveram presentes 450 crianças, alunas das escolas municipais Otília Rieth e Osvaldo Aranha. A organização estima que, até sábado, mais de 1.500 passem pelo local.
A banda do 3º BMP de Novo Hamburgo foi responsável por abrir a programação. Com gritos de “mais um”, eles trouxeram ritmo e animação para a manhã da criançada. Após a apresentação, o palco foi tomado pelos coelhos trapalhões Flecha, Arpão e Zarabatana. Através do teatro, os três levaram os alunos para uma viagem pelas histórias da Páscoa. A ludicidade da peça deixou os pequenos vidrados, impressionando até a equipe pedagógica. “Eu estava comentando com o supervisor que aqui eles estão mais comportados que na própria escola”, brincou o diretor da EMEF Otília, Leonardo Seelig.
Após o teatro, realizado pelo grupo UEBA, as crianças lancharam e já foram liberadas para se divertir nos brinquedos infláveis e nas oficinas de arte.
Na entrada do evento, já estava exposto o talento para habilidades manuais dos pequenos. Diversas escolas da rede municipal fabricaram com os alunos as Osterbaums (árvores de Páscoa tradicionais da cultura alemã), que agora ajudam a decorar o festival. “Quando recebemos o convite para participar do evento, fiquei muito animada e logo inscrevi a minha turma para fazer a confecção da árvore. Eu gostei da proposta porque conseguimos envolver as famílias nesse processo também. Os alunos produziram em casa ovos com garrafa pet e decoramos eles em sala de aula”, relatou a professora Lara Jocob. A educadora também destacou a relevância do evento. “A oferta de uma programação com teatro, oficinas e brincadeiras é uma baita proposta, porque permite às crianças o acesso à arte e a cultura para além do ambiente escolar. Ações como essa são essenciais”, complementou.
A pequena Isis Nascimento, 8, é aluna de Lara e aproveitou o festival ao lado das amigas. “Eu tô amando! Até subi no palco para participar do teatro e foi muito legal. Eu achei a peça muito engraçada”, comentou. A aluna também falou sobre a presença do Coelho Léo, tão requisitado pelas crianças. “A gente conversou com ele, até escolhemos o nome de uma namorada pra ele: é Georgina”, relatou, brincando com as amigas da turma.
O secretário da Educação, Jéferson Falcão, enfatizou a importância da ação para a rede escolar. “A presença das escolas é muito importante porque são momentos como esses que ficarão marcados para sempre na memória dessas crianças”, afirmou.
Confira a programação completa
10/04 (quinta-feira, manhã e tarde)
* 1 apresentação de teatro
* 2 oficinas (manhã e tarde)
* Brinquedos infláveis
* Presença do Coelho Léo
11/04 (sexta-feira, tarde e noite)
* 1 apresentação de teatro (tarde)
* 2 oficinas (tarde)
* 1 apresentação musical (noite)
* Brinquedos infláveis
* Presença do Coelho Léo
12/04 (sábado, tarde e noite)
* 1 contação de histórias (tarde)
* 2 oficinas (tarde)
* Apresentação de coral (noite)
* Espetáculo "Paixão de Cristo" (noite)
* Brinquedos infláveis
* Presença do Coelho Léo
Na sexta-feira e no sábado, o festival abre suas portas para toda a família, com food trucks e shows que prometem agradar a todos os públicos.
O 1° Festival de Páscoa – Ostern São Leo é uma oportunidade para vivenciar as tradições pascais em um ambiente lúdico e acolhedor, reforçando os laços culturais e comunitários de São Leopoldo. A entrada é gratuita.
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
19