Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Servidores: proposta de 5,48% de aumento e pagamento integral piso aos professores foi aprovada em Assembleia 

15/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Divulgação

Prefeito participou diretamente da negociação com educadores e servidores


Um aumento de 5,48% para todos os servidores, mais R$ 1,7% de aumento referente ao piso nacional do magistério (para professores) e 15% no Vale Alimentação. Essas foram as três principais reinvindicações aprovadas em Assembleia Geral do Ceprol nessa segunda-feira (14). A proposta do Governo Municipal foi apresentada pelo Prefeito Heliomar Franco, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (Smed),Secretaria da Fazenda e Secretaria de Admnistração, ao Ceprol – Sindicato dos Professores e ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMSL). A proposta, construída em diálogo com as categorias, foi aprovada por maioria de votos em Assembleia realizada nesta noite, no Auditório do Colégio São Luís.

Todos os servidores municipais terão reajuste salarial de 5,48% — baseado no IPCA acumulado dos últimos 12 meses —, que será pago em duas parcelas de 2,74%, nos meses de abril e dezembro, com efeitos retroativos à data-base de 10 de abril. A proposta contempla ainda o aumento de 15% no valor do Vale-Alimentação e a antecipação da primeira parcela do 13º salário para junho deste ano. Além disso, os professores, terão mais um reajuste de 1,7%, retroativo a janeiro, conforme determina a Lei Federal do Piso do Magistério. Além disso, ganharão, assim como os demais “Mais do que índices e números, aqui está a demonstração do nosso respeito pela classe dos servidores da nossa cidade”, afirmou o prefeito Heliomar Franco durante o anúncio.

O secretário municipal de Educação, Jéferson Falcão, que participou diretamente das negociações, celebrou os avanços: “Valorização se faz com diálogo, compromisso e ação concreta. Essa proposta representa o reconhecimento ao trabalho diário das professoras e professores que fazem a educação acontecer. Todos saem vitoriosos quando a escuta e o respeito guiam as decisões. A sensibilidade do prefeito Heliomar em compreender a importância dessa valorização, demonstra responsabilidade e acolhimento com quem constrói, todos os dias, o futuro da nossa cidade. ”

"Após um ano marcado por desafios como a enchente, o governo municipal demonstrou sensibilidade, esforço e compromisso ao garantir conquistas históricas à nossa categoria, cumprindo a Lei do Piso, respeitando a data-base e reajustando 15% no vale-alimentação e, de forma inédita, com a participação direta do prefeito nas mesas de negociação. Parabéns ao prefeito e ao sindicato pela luta respeitosa e conquista", destacou a secretária-adjunta, Cris Roos.

Durante a mesa de negociação, uma das integrantes da Comissão de negociação do Ceprol, professora Lucia Brizola, disse ao prefeito: “nos sentimos respeitadas com essa proposta”.
Conforme o Ceprol, a decisão da Assembleia foi formalizada e será encaminhada à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação nesta terça-feira (15), com expectativa de que o Projeto de Lei seja enviado à Câmara de Vereadores com urgência, garantindo a aplicação dos reajustes já no próximo pagamento.
Texto: Daiane Mendes MTB: 14.582         
Supervisão: Laura Píffero MTB 15683          

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas