Notícias
Empresa inicia contato para realização de laudos técnicos em São Leopoldo
17/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Felipe Severo

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Habitação (Semhab), informa que a empresa Avanço Construções iniciou os contatos para execução dos 2.500 laudos técnicos nos imóveis atingidos pelas enchentes. As comunicações estão sendo feitas via Whatsapp, a partir de informações do cadastro realizado pelas famílias no site da Defesa Civil.
As mensagens começaram a ser enviadas na segunda-feira (14) e, desde então, pessoas estão entrando em contato com a Semhab com receio de estarem sendo vítimas de algum golpe. Como forma de preservar as famílias e trazer clareza ao processo, a Semhab esclarece:
- A empresa irá enviar uma mensagem para o contato cadastrado no site, via Whatsapp, através de um número com final 5764;
- A empresa solicita que a pessoa contemplada envie uma foto da frente do imóvel e a localização do mesmo;
Leia abaixo a mensagem padrão enviada:
“Olá, tudo bem? Somos do grupo de avaliações das casas que sofreram danos na enchente. Iremos fazer as vistorias no [bairro do imóvel] a partir de amanhã, dia X/04/2025. Começaremos às X horas da manhã. Terá alguém em casa? Caso não tenha, é possível deixar a chave com algum vizinho?
Também preciso da sua localização e de uma foto da frente, para me auxiliar a encontrar sua casa.”
“Temos um prazo curto para finalizar as vistorias, 60 dias. Por isso, em alguns casos, a empresa está enviando mensagens fora do horário comercial, o que tem gerado desconfiança em algumas pessoas. O procedimento, porém, é necessário para que possamos contemplar o número disponível de laudos dentro do prazo”, explica o secretário da Habitação, Rodrigo Bach. O gestor também informa que a localização do imóvel é necessária para que a empresa tenha precisão do local onde deve ser realizada a vistoria. “É de extrema importância que essas visitas sejam agendadas para que os imóveis atingidos recebam a avaliação das suas condições estruturais e possam ser enquadrados nos programas habitacionais do Governo Federal”, destacou.
Relembre as etapas anteriores da ação
No dia 10 de abril, a Prefeitura de São Leopoldo anunciou a contratação de 2.500 laudos técnicos, adquiridos por meio de recursos próprios. Os documentos, a serem realizados pela empresa Avanço Construções, ampliam a capacidade de atendimento às famílias afetadas, sendo uma etapa fundamental para que possam ser incluídas no FINIS, Compra Assistida ou FAR.
FINIS - destinado a imóveis regularizados ou passíveis de regularização
Compra Assistida - permite que as famílias adquiram imóveis prontos ou usados de até R$200 mil
FAR - possibilita ao município a construção de imóveis para atender a demanda da comunidade afetada.
As vistorias das casas serão feitas mediante inscrição no formulário da Defesa Civil (clique aqui). Podem solicitar o atendimento famílias com imóveis apresentando rachaduras, queda de paredes, desabamentos parciais ou totais, destelhamento ou outros riscos estruturais. Quem já realizou o cadastro anteriormente não precisa se inscrever novamente.
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Felipe Severo/ SEMHAB
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0