Notícias
Combem e Sempa promovem painel sobre maus-tratos a animais no Abril Laranja
17/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Monique Marcolin

A atuação da Polícia Civil frente às denúncias de maus-tratos e o perfil psicológico dos agressores de animais foram temas centrais do painel promovido pelo Conselho Municipal de Bem-estar Animal (Combem) e pela Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo (Sempa), na noite de quarta-feira, 16 de abril. O evento integrou a programação do Abril Laranja – mês de prevenção à crueldade contra animais – e foi realizado no Auditório da Oncologia Centenário, no bairro Fião.
Durante o encontro, o delegado André Serrão Izidio da Silva, titular da 2ª Delegacia de Polícia Civil de São Leopoldo, destacou a mudança de paradigma no combate aos maus-tratos com a promulgação da Lei Sansão, em 2020. “A gente consegue uma mudança legislativa importante, porém traz a reboque uma série de consequências. A Polícia Civil, antevendo a necessidade de observar com mais acuidade a questão dos maus-tratos a cães e gatos, cria o Selo Amigo dos Animais, que tem o objetivo de incentivar que esse tipo de delito seja trabalhado de maneira mais adequada nas delegacias, conforme a expectativa da sociedade”, explicou.
A psicóloga Grazielle Tassinari abordou o perfil psicológico de quem comete agressões contra animais e alertou para a relação entre esse comportamento e outras formas de violência, especialmente no ambiente familiar. Referindo-se à Teoria do Link, ela afirmou que os maus-tratos a animais, principalmente cometidos na infância e adolescência, podem ser indicativos de situações de violência doméstica. “Há situações em que, ao olhar o contexto familiar de uma denúncia de maus-tratos, encontramos também violência contra mulheres e crianças. A teoria afirma que sempre existe essa tríade: violência doméstica, maus-tratos contra crianças e maus-tratos a animais”, destacou Tassinari, que é graduada em Perícia Criminal e Ciências Forenses e graduanda em Medicina Veterinária.
A presidente do Combem, Fátima Dorsdt, reforçou a importância da campanha do Abril Laranja como instrumento de conscientização. “Buscamos sensibilizar a população sobre os maus-tratos aos animais, reforçando a importância da proteção animal e estimulando que denúncias sejam feitas sempre que houver qualquer indício de crueldade. Reconhecer os animais como seres sencientes é essencial para garantir seu bem-estar, já que eles sentem dor, prazer, medo, alegria e outras emoções”, pontuou.
Já o secretário de Proteção Animal, Claudio Giacomini, destacou a gravidade das denúncias enfrentadas diariamente pelo município. “Não podemos nos calar diante das atrocidades cometidas contra os animais. Casos como os da égua Vitória, que foi arrastada, e da cadela Clara, morta pelo tutor, mostram a urgência do debate. Enquanto as leis continuarem brandas, os agressores seguirão impunes. É preciso mudar a legislação e enfrentar essa realidade com seriedade.”
Texto e foto: Monique Marcolin - Jornalista MTB/RS 12.741
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0