Notícias
Prefeitura de São Leopoldo inicia a entrega dos kits escolares para estudantes
23/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Pedro H. Tesch

A prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), iniciou a distribuição dos 28 mil kits escolares para estudantes da rede municipal e de instituições conveniadas. O ato simbólico de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (23), na EMEF Paulo Beck e na EMEI Acácia Mimosa. Os estudantes receberam os materiais pelas mãos do prefeito Heliomar Franco e do secretário de Educação, Jéferson Falcão.
Com investimento de, aproximadamente, R$3 milhões, os kits serão distribuídos nas 100 escolas que compõem a rede municipal de ensino, entre EMEFs, EMEIs e conveniadas. Há quatro tipos de conjuntos, em que os itens variam de acordo com o ano escolar, pensando nas necessidades de cada faixa etária, desde o berçário até o Ensino Fundamental, incluindo a EJA. Há também mochilas, que já vinham sendo entregues desde o dia 10 de abril, conforme foi comunicado por Falcão em suas redes sociais.
“Foi montado também um kit para alunos de inclusão. Adquirimos cadernos com as linhas mais grossas, que auxiliam na aprendizagem, além de régua e tesoura para canhotos”, explicou Falcão. O objetivo da Secretaria é assegurar que nenhum estudante fique sem os recursos necessários para acompanhar as atividades escolares.
Os primeiros conjuntos foram entregues na EMEF Paulo Beck, no bairro Vicentina. O prefeito aproveitou a visita para conhecer as dependências da escola e conversar com a equipe diretiva. “Fico feliz de ver o quanto esse espaço está organizado e acolhedor”, declarou. Em seguida, Heliomar conversou com os estudantes, explicou a eles a função do secretário de Educação e, para a alegria das crianças, brincou: “se eu fosse dar aula algum dia, eu ia gostar de dar aula aqui”.
“Hoje é um dia muito importante, porque estamos conseguindo entregar os tão sonhados e aguardados materiais escolares. Isso é motivo de muita alegria e nós esperamos que eles façam bom proveito, tendo um ano de muitos estudos e dedicação”, afirmou o prefeito. Heliomar também destacou a importância da entrega para as famílias: “Os pais dessas crianças também devem estar muito felizes porque é um alívio para o orçamento”, completou.
O estudante Kauã Gonçalves, 11, aluno do 5ª ano, não conteve a animação e abriu o kit assim que o recebeu. “Eu achei muito legal que veio tudo novo. Olha! Tem até canetinha”, disse enquanto mostrava os materiais para os colegas de classe. A aluna Emanuelle, 6, do 1º ano na escola Paulo Beck, gostou tanto do kit que pediu à professora para colocar seu nome nos materiais “para não perder”. “Depois eu vou desenhar a mamãe e uma florzinha”, contou sobre seus planos futuros para o uso dos lápis de cor.
A entrega foi comemorada também pelos educadores. “A nossa comunidade é bastante vulnerável. Têm crianças que as famílias conseguiram, com sacrifícios, comprar algumas coisas, mas a maioria não tinha condições para adquirir um kit completo como esse. Por isso, estávamos tão ansiosos para que chegassem. Como professora dos anos iniciais, sei o quanto esses materiais auxiliam no processo de alfabetização e permitem com que todos tenham acesso aos mesmos recursos”, enfatizou a professora Lucia Brizola.
Após a primeira distribuição, o prefeito e o secretário se dirigiram à EMEI Acácia Mimosa, também no bairro Vicentina. A escola foi atingida pelas enchentes de 2024 e, além dos danos na estrutura, também perdeu muitos materiais. Durante a visita, as autoridades acompanharam as obras que estão sendo realizadas e ouviram da diretora Thaís Silva de Oliveira as dificuldades e necessidades da instituição.
“Essa é uma comunidade que foi muito atingida pelas cheias. Eles estão recomeçando e acreditamos que a entrega desses kits irá auxiliar os alunos, mas também as famílias. Queremos proporcionar que essas crianças tenham um excelente ano escolar”, declarou Falcão.
Com a entrega, o secretário reforça o “compromisso de oferecer condições justas de aprendizagem, minimizando desigualdades e promovendo equidade no ambiente educacional". A distribuição está ocorrendo nas escolas e seguirá ao longo dos próximos dias.
Texto: Eduarda Toledo - MTb. 21.884
Foto: Pedro H. Tesch
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0