Notícias
Apresentação musical desperta memórias e afetos nos idosos do Lar São Francisco
23/04/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Vanessa Bueno

A dupla da Coopercultura, formada por Ruan Cardoso no violão e José Leopoldo na flauta, apresentou um tributo a Lupicínio Rodrigues para os idosos do Lar São Francisco na manhã desta quarta-feira, 23 de abril. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult). Os músicos tocaram composições do gaúcho Lupicínio Rodrigues, compositor do século passado reconhecido em todo o país e gravado por inúmeros intérpretes como Elsa Soares e Elis Regina. O repertório ainda contemplou os artistas Pixinguinha, Cartola, entre outros.
A coordenadora do Lar, instituição pública vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS), Maria Lúcia Rodrigues, destacou a importância da música. “Aqui no lar a música abraça, afeta, acalanta, traz muitas memórias afetivas. Ela é extraordinária, é muito intenso”, afirmou.
O morador do Lar, Antônio Boeira, 72 anos, contou que gosta de violão e comentou sobre o poder da música: “Ela distrai a pessoa, traz muita lembrança boa”. Zita Kisler, 66, cantou com os músicos e se emocionou com a apresentação. “Adorei o show, música é alegria”, comentou.
A secretária de Cultura, Lionella Goulart, destaca que as atividades culturais promovidas no Lar São Francisco fazem parte de um compromisso da gestão municipal de promover a qualidade de vida dos idosos, com ações integradas da Cultura, Assistência Social e Esporte e Lazer.
O tributo a Lupicínio faz parte do Projeto Esquina da Cultura, da Coopercultura, que foi contemplado pelo edital de financiamento da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, através do edital realizado pela Secult.
Texto e foto: Vanessa Bueno – Jornalista MTb.11.299
Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo
Compartilhe:
de
0