Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Com 80 consultas e exames pré-operatórios, Hospital Centenário iniciou neste sábado mutirão de cirurgias de hérnia e vesícula

10/01/2026

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Neemias Freitas

Neste sábado, 10, o Hospital Centenário deu início a ação que busca reduzir a demanda reprimida de cirurgias de hérnia e vesícula da instituição. No primeiro dia do mutirão, as equipes médicas e técnicas realizaram mais de 80 consultas pré-operatórias nos turnos da manhã e tarde. Todas agendas.

O objetivo da força-tarefa é realizar 30 procedimentos cirúrgicos semanalmente, com a meta de encerrar as filas de espera atuais, de pacientes com vínculo junto ao Hospital, até o final de fevereiro.

Segundo o presidente da Fundação Hospital Centenário, Diego Cardoso da Silveira o foco da ação está na atenção aos pacientes. "O mutirão é importante para garantir dignidade e agilidade no atendimento à população que aguardava desde o primeiro semestre de 2024", salienta.

Para otimizar o processo e evitar deslocamentos desnecessários, o hospital estruturou um sistema de atendimento ágil. No mesmo dia da consulta, os pacientes já realizaram exames laboratoriais e eletrocardiogramas. Essa estratégia permite que os cirurgiões tenham em mãos todos os subsídios necessários para a tomada de decisão e o agendamento da cirurgia.

Para muitos pacientes, o mutirão representa o fim de incertezas. Jair Eninger, de 54 anos, aguarda por uma cirurgia de hérnia há mais de um ano e meio. "Quando recebi a notícia de que estavam agendando as cirurgias, fiquei muito alegre. Hoje realizaram todos os exames, agora é só aguardar o procedimento", celebrou.

Os agendamentos das cirurgias estão sendo conduzidos pelas equipes técnicas do Hospital Centenário, seguindo a ordem de prioridade. No total serão mais de 200 cirurgias.

Texto: Neemias Freitas - MTb 13.247
Foto: Neemias Freitas/FHC

Superintendência de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas